Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

38372 - IMPACTOS DAS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO DE MOBILIDADE NA INCIDÊNCIA DA COVID-19 NA POPULAÇÃO DE ARARAQUARA - SÃO PAULO
PRISCILA POLI - UFSCAR, SÍLVIA CARLA DA SILVA ANDRÉ UEHARA - UFSCAR


Apresentação/Introdução
A pandemia de Covid-19 exigiu a implementação de medidas tradicionais de saúde pública, como a restrição de mobilidade, a fim de reduzir a transmissão do SARS-CoV-2 e amenizar os impactos nos serviços de saúde. Assim, no início de 2021, em um cenário de elevado aumento de casos e superlotação dos leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva, o lockdown foi implementado em Araraquara-SP.

Objetivos
Avaliar os impactos das medidas de restrição de mobilidade na incidência da Covid-19 na população do município de Araraquara-SP.

Metodologia
Estudo ecológico, realizado no município de Araraquara-SP. Os dados foram coletados por meio da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados e do site da Prefeitura Municipal de Araraquara. Para analisar a incidência de casos de Covid-19 foram considerados os casos notificados um mês antes do início do lockdown e um mês depois. Para comparar esses períodos em relação ao número de casos mensais de Covid-19 foi utilizado o modelo de regressão com distribuição binomial-negativa múltiplo. Todas as análises foram realizadas no software R, versão 4.0.4, adotando um nível de significância de 5%. A pesquisa utilizou dados secundários, sendo dispensada de apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados
Não foi encontrada relação entre a taxa de incidência de Covid-19 em indivíduos menores de 20 anos antes e depois do lockdown (p = 0,060). Entretanto, para todas as outras faixas etárias analisadas, de 20 a 39 anos, 40 a 49 anos e indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos, verificou-se relação com a taxa de incidência de Covid-19 (p <0,001). A incidência de Covid-19 em ambos os sexos teve impacto antes e depois do lockdown (p <0,001); mas entre o sexo feminino o declínio na incidência foi mais expressivo do que no masculino, passando de 5,021 para 1,891; enquanto, no masculino, essa queda foi de 4,729 para 3,141.

Conclusões/Considerações
Foi verificada a relação entre a incidência da Covid-19 antes e depois do lockdown na população geral do município, evidenciada pela queda na taxa de incidência geral. Ao comparar os sexos feminino e masculino, verificou-se uma diferença significativa, com queda de 62,3% entre as mulheres e 33,6% entre os homens.