SA4.3 - DESAFIO E ESTRATÉGIAS PARA O DIREITO À SAÚDE EM CONTEXTOS DE CRISE (TODOS OS DIAS)
|
44230 - EDUCAÇÃO POPULAR E REDE COLABORATIVA PARA ECONOMIA LOCAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DIMITRI TAURINO GUEDES - UFRN/FACISA, PABLO MATHEUS DA SILVA LOPES - UFRN/FACISA, PEDRO BEZERRA XAVIER - UFRN/FACISA, KAMILLA MARIA SOUSA DE CASTRO - UFRN/FACISA
Período de Realização As atividades foram desenvolvidas entre abril e setembro do ano de 2020.
Objeto da experiência Relato de experiência da ação de extensão "Saúde do trabalhador em tempos de covid-19: Educação Popular e Rede colaborativa para Economia Local".
Objetivos O projeto teve como objetivo implementar uma rede colaborativa de divulgação e ação social à economia local, para auxiliar na mobilização das vendas dos pequenos comerciantes e produtores rurais, que tenham interesse em participar e não tenham acesso a recursos de mídias para divulgação.
Metodologia Estes trabalhadores foram identificados através do contato via telefone com agentes comunitários de saúde (ACS), representantes de sindicatos de trabalhadores, membros de associações comunitárias e/ou movimentos sociais de trabalhadores locais. Registrado os nomes, contatos e produtos oferecidos, as ações seguintes do projeto visaram articular uma rede de apoio, facilitando assim, a divulgação dos estabelecimentos e serviços da cidade, a rádio comunitária é um exemplo.
Resultados Como resultado das ações foi observado uma colaboração e solidariedade entre os pequenos comerciantes e produtores rurais, e sobretudo da rede de apoio na conscientização da população quanto à preservação a saúde e manutenção ativa da economia local. Por meio da educação popular foram criados conteúdos e informativos numa linguagem compreensível a todos, sobre como colaborar na realidade e agregar estratégias que venham a reduzir os impactos sociais, econômicos e de saúde à comunidade.
Análise Crítica Portanto, as estratégias responderam satisfatoriamente as intencionalidades, ou seja, de dar suporte aos comerciantes informais que não tinham acesso aos recursos de mídias digitais de comunicação para divulgação e venda de seus produtos à distância mediante a situação de pandemia da Covid-19. Ademais, as ações podem ser compreendidas como um ato político, devido as contribuições sociais que possibilitaram a manutenção da sustentabilidade dos pequenos produtores do município de Santa Cruz/RN.
Conclusões e/ou Recomendações Por fim, ficou evidente que a solidariedade e a educação fundamentadas na cultura e no respeito ao outro dão um novo sentido ao papel dos sujeitos na sociedade. Justifica-se ainda, que a aprendizagem profissional nas diversas áreas e disciplinas, como, por exemplo, a Saúde Coletiva, precisa agregar sentido aos participantes inseridos nesses processos. Portanto, foi pautado na educação popular e no compromisso social que este projeto se consolidou.
|