SA4.3 - DESAFIO E ESTRATÉGIAS PARA O DIREITO À SAÚDE EM CONTEXTOS DE CRISE (TODOS OS DIAS)
|
42225 - CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE 2022/2025 DO MUNICÍPIO DE CRISTAL - RIO GRANDE DO SUL, EM MEIO A PANDEMIA COVID-19. CLÁUDIA PINHEIRO MEIRELLES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, SUSANA EHLERT KROLOW - SECRETARIA MUNICIPAL DE CRISTAL/RS
Período de Realização A experiência teve início em 2020 e finalizada em 2021, totalizando 12 meses de realização.
Objeto da experiência Processo de construção do Plano Municipal de Saúde 2022/2025 do município de Cristal no Rio Grande do Sul em meio a pandemia COVID-19.
Objetivos Geral: Elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025 de Cristal – RS. Específicos: Realização de Análise Situacional e Diagnóstico de Saúde; Realização da VIII Conferência Municipal de Saúde de Cristal; Elaboração do rol de Diretrizes, Objetivos Metas e Indicadores.
Metodologia A construção do PMS foi realizada através de reuniões presencias e online do grupo de trabalho composto por profissionais de saúde e representantes da Gestão Municipal. Foram utilizados dados dos sistemas de informação do SUS para elaboração da análise situacional e diagnóstico em saúde. Devido a pandemia, foram organizadas Pré-Conferências locais, conduzidas pelas equipes de ESF em seus respectivos territórios, e a VIII Conferência Municipal de Saúde foi transmitida ao vivo, via redes sociais.
Resultados As Pré-Conferências locais obtiveram boa adesão. A VIII Conferência teve como tema: Acesso democrático à saúde, com foco na promoção, prevenção e atendimento humanizado, em tempos de pandemia; com a presença das autoridades locais e representantes do conselho e da comunidade, com participação síncrona da população pelas redes sociais. As diretrizes, objetivos e metas foram pactuadas a partir das necessidades identificadas na análise situacional e as demandas levantas pelo controle social.
Análise Crítica O planejamento na gestão pública possibilita que o gerenciamento das ações seja feito de acordo com as demandas e necessidades da população. Tendo em vista que o Plano Municipal de Saúde é a principal ferramenta para definição da política local de saúde, seu processo de elaboração é uma oportunidade para refletir sobre as prioridades para o território, sendo imprescindível o uso de ferramentas que venham a garantir a participação da comunidade neste processo.
Conclusões e/ou Recomendações Quando se pretende alcançar objetivos complexos torna-se ainda mais evidente o quanto é importante um planejamento que possibilite a compreensão e o compartilhamento de uma mesma linguagem, que seja capaz de contribuir para o diálogo e para efetiva participação de todos na formulação de um plano. Em situações como da pandemia COVID-19, são necessárias ações de apoio a participação comunitária, utilizando meios populares, como o das redes sociais.
|