SA4.3 - DESAFIO E ESTRATÉGIAS PARA O DIREITO À SAÚDE EM CONTEXTOS DE CRISE (TODOS OS DIAS)
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41478 - COMUNICAÇÃO DAS ENTIDADES DO CNS – ENTRE ASSIMETRIAS E CAPACIDADES INSTITUCIONAIS NA PRODUÇÃO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA BRUNO CESAR DIAS - ENSP/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução A participação da comunidade é uma diretriz do SUS que conta com conselhos compostos por organizações da sociedade. Com a consolidação da internet e redes sociais, a comunicação dessas entidades ganhou novas dimensões. A investigação desse trabalho de comunicação elucidou questões acerca do atual cenário da sociedade civil do setor saúde e o papel que desempenha na expressão do regime democrático.
Objetivos Identificar aspectos que influenciam as assimetrias do trabalho de comunicação das entidades do setor saúde e fundamentem reflexões, à luz do conceito de poliarquia, sobre o papel da comunicação alternativa na garantia da democracia brasileira.
Metodologia Foi aplicado método qualitativo, tendo como instrumento inquérito eletrônico com 36 questões divididas em 4 dimensões: identificação do respondente; estrutura do setor de comunicação; práticas digitais; dimensão político-comunicativa. As 42 entidades titulares do Conselho Nacional de Saúde (CNS) integrantes da gestão 2015-2018 compuseram o universo pesquisado. O questionário foi enviado a um respondente-chave por entidade, identificados a priori pelos seguintes critérios: responsável pelo setor de comunicação (profissional ou não) e não integrante da diretoria; dirigente responsável pelo setor; qualquer dirigente. A coleta de dados foi iniciada em setembro de 2019 e finalizada em fevereiro de 2020.
Resultados Participaram 34 respondentes (81%). Foram procurados padrões nas respostas das entidades agrupadas nas variantes que compõem 3 aspectos macro institucionais: segmento do CNS; organização jurídica; e função social. Entidades de alguns segmentos deram respostas mais próximas, mas não uniformes. Não foi possível identificar padrão entre as entidades agrupadas a partir dos outros 2 aspectos. Dos resultados emergiram 4 conjuntos de elementos inerentes ao trabalho de comunicação – organização do setor; força de trabalho; fluxos e rotinas produtivas; e políticas e estratégias comunicativas. Entendidos como capacidades institucionais, ofertaram um olhar mais claro das assimetrias entre as entidades.
Conclusões/Considerações A partir das capacidades institucionais foi possível agrupar as entidades em 3 distintos níveis do trabalho de comunicação: básico, intermediário e avançado, com 10, 16 e 8 organizações, respectivamente. Tal materialidade e diversidade validam a comunicação alternativa produzida pela sociedade civil do setor saúde como expressão da democracia, sendo necessárias políticas públicas de incentivo e qualificação para a produção comunicativa.
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