SA4.3 - DESAFIO E ESTRATÉGIAS PARA O DIREITO À SAÚDE EM CONTEXTOS DE CRISE (TODOS OS DIAS)
|
39653 - DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL EM PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19 MARIA LUIZA FERREIRA DA SILVA - UERJ, ANNA CAROLINA ALMEIDA VIEIRA DE ANNUNCIAÇÃO - UERJ, SOFIA DE ANDRADE DENOZOR - UERJ, VANIA MORALES SIERRA - UERJ, PEDRO GUIMARÃES COSCARELLI - UERJ
Apresentação/Introdução Por diferentes linhas de análise é possível identificar a relação entre aspectos sociais e adoecimento por covid-19. Tais relações podem subsidiar políticas públicas de saúde que reduzam este adoecimento. Informações do registro civil servem de indicadores de cidadania e inclusão social.
Objetivos Analisar a associação entre a documentação civil e o desfecho clínico de covid-19 em uma amostra de 240 pacientes internados em um hospital universitário do RJ.
Metodologia Inquérito socioepidemiológico realizado por telefone com os familiares devido ao isolamento dos pacientes com covid-19 e da gravidade da doença de muitos pacientes internados. Além dos dados sobre identificação civil detalhados nesta apresentação, também foram coletadas informações sobre: dados sociodemográficos básicos como idade, sexo e cor/etnia; moradia; suporte social em saúde; e prevenção de covid-19; e serão reportados em outras oportunidades. Para a análise descritiva e a construção de modelo logístico foi utilizado o R.
Resultados Dos 240 pacientes, 43 (17,9%) não tinham certidão de nascimento; 5 (2,1%) não possuíam carteira de identidade; 4 (1,7%) não possuíam CPF; 19 (7,9%) não possuía carteira de trabalho; e 28 (11,7%) não possuíam título de eleitor. Somente 3 pacientes não possuíam nenhum documento. Entretanto, todos estes três faleceram, contrastando com 45% da mortalidade intra-hospitalar da amostra total. Os 19 pacientes sem carteira de trabalho apresentam mortalidade maior do que os 221 pacientes com carteira de trabalho (OR=3,76; IC95=1,23-13,8). No modelo logístico incluindo a variável idade, não ter carteira de trabalho mantém a significância estatística (OR=3,36; IC95=1,20-11,0).
Conclusões/Considerações Nestes resultados, a ausência de um marcador de cidadania e inclusão social aumenta o odds ratio de mortalidade por covid-19.
|