SA4.3 - DESAFIO E ESTRATÉGIAS PARA O DIREITO À SAÚDE EM CONTEXTOS DE CRISE (TODOS OS DIAS)
|
38686 - O PERFIL DOS ARTIGOS SOBRE ASSÉDIO MORAL NO CONTEXTO HOSPITALAR BRASILEIRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA GABRIELA GARDENHA CAVALCANTE GATINHO - UEPA, JÚLIA DE CARVALHO DE SOUZA - UEPA, KARINA SAUNDERS MONTENEGRO - UEPA, GABRIELLY COSTA AMARAL - UEPA, JESSICA NAYARA DE CASTRO RIBEIRO - UEPA, JÉSSICA SENA FERREIRA LOUREIRO - UEPA, NÍVEA BARROS DOS SANTOS - UEPA
Apresentação/Introdução O assédio moral é uma violência mental, obscura e silenciosa, que tem como objetivo diminuir e degradar socialmente um indivíduo, provocando opressões psicossociais. A temática tem se tornado um alvo de crescente preocupação no mundo. É importante que cresça o número de debates em relação ao assunto em questão, a fim de que elas possam conhecer se estão sofrendo ou vivenciando essa violência.
Objetivos Objetiva realizar buscas na literatura científica e analisar as características do assédio moral para profissionais no contexto hospitalar, verificar as causas, problemáticas e possíveis soluções em relação ao assédio moral no contexto hospitalar.
Metodologia Revisão Integrativa da literatura brasileira, de abordagem quanti-qualitativa, descritiva e exploratória, foi utilizado materiais já descritos na literatura científica e em manuais de domínio público divulgados no Brasil. Os critérios de inclusão aplicados foram: estudos completos encontrados na íntegra e disponíveis de maneira gratuita; textos em idioma português; artigos que analisem o assédio moral na área da saúde e no âmbito hospitalar, que apresentem no título ou no resumo pelo menos o descritor assédio moral; estudos realizados no período de 2011 a 2021. Foram encontradas nas bases de dados selecionadas, 215 artigos 43 na SCIELO, 100 na LILACS e 72 na BVS, mas apenas 17 foram usados.
Resultados O desempenho no trabalho e qualidade de vida desses trabalhadores da área da saúde é afetado, as atividades não são desempenhadas de maneira adequada, pois acabam sendo trocadas ou excluídas da rotina por haver uma sobrecarga e medo constante de sofrer qualquer tipo de assédio dentro do trabalho. Dessa forma, é necessária a devida atenção em todos estes aspectos, visto que o assédio moral recorrente no ambiente de trabalho pode acontecer em diferentes cenários e em situações muitas vezes não notificadas ou negligenciadas pelos superiores. O assédio passa despercebido, não gerando registros que viabilizem a pesquisa sobre o tema e impossibilitando a procura de formas que visem sua diminuição.
Conclusões/Considerações Apesar de não haver no Brasil nenhuma lei específica que regulamente o assunto, esse tipo de conduta fere a Constituição Federal e outras leis que prezam pela dignidade da pessoa humana, saúde e valor social do trabalho. Com isso, as consequências desses atos devem atingir não apenas a vítima que sofrerá danos psicológicos e até físicos, com desdobramentos sociais e financeiros, mas também o assediador e a empresa deverão arcar com o resultado.
|