Sessão Assíncrona


SA4.2 - A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA EQUIDADE E DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)

44167 - PERIFERIA EM TODOS OS CANTOS: SAÚDE, DESIGUALDADES E ARTE EM DISCUSSÃO
BRUNA DE OLIVEIRA SILVA - UFBA, BRUNA SANTO MELO - UFBA, PEDRO ANTÔNIO MACIEL DIAS MELHADO - UFBA, RAQUEL MOTA - UFBA, EDLANE LEAL DOS SANTOS - AEMBA, ISA BEATRIZ DA CRUZ NEVES - UFBA, IGOR SANTANA FERREIRA - UFBA, HUSSEIN KHALIL - SLU, FEDERICO COSTA - UFBA, RICARDO LUSTOSA BRITO - UFBA


Período de Realização
O projeto Periferia em Todos os Cantos foi desenvolvido em Salvador, Bahia, entre 2021 e 2022.

Objeto da experiência
Debater e vivenciar através das diversas práticas artísticas as temáticas de saúde e desigualdades sociais.

Objetivos
O projeto Periferia em Todos os Cantos tem como objetivo promover a reflexão de jovens de bairros vulnerabilizados com a população de Salvador sobre as temáticas de saúde e desigualdades sociais por meio de linguagem artística.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência do desenvolvimento do projeto “Periferia em Todos os Cantos”, que por meio de rodas de conversas, visitas guiadas e atividades artísticas debateram os temas supracitados. O projeto realizou três ações em diferentes espaços públicos da cidade de Salvador com a proposta de dialogar os contrastes sociais e de saúde existentes através da prática artística desenvolvida pelos jovens do projeto.


Resultados
Durante os encontros, os jovens e comunidades são convidados a refletir sobre as condições desiguais impostas aos bairros periféricos e como esse aspecto social impactam em suas vidas, principalmente no binômio saúde-doença. Como resultado, observou-se que as limitações impostas a esses jovens são constituídas apenas pelas desigualdades enfrentadas, para questionar os marcadores sociais que os delimitam, propondo novo olhar em relação a si, como potência transformadora de suas realidades.


Análise Crítica
Ao analisarmos o contexto social ao qual a juventude dos bairros populares de Salvador estão inseridos, constatou-se que esses grupos são atravessados por diversos marcadores de desigualdades sociais, que impactam diretamente sua relação com a comunidade e a cidade. Nesse sentido, o projeto propõe debater com os jovens os efeitos das desigualdades em suas comunidades e pensar estratégias coletivas para a transformação social.

Conclusões e/ou Recomendações
As atividades até então realizadas gerou inúmeras discussões sobre os temas de saúde e desigualdades, além de incentivar o desenvolvimento artístico por parte dos jovens e a inserção do público periférico a espaços centrais da cidade que são constantemente negados. Nota-se a importância que essas atividades promovem para a comunidade e a necessidade de ampliar