SA4.2 - A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA EQUIDADE E DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
43437 - CARTOGRAFIA SOCIAL DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO MARANHÃO WELLINGTON QUEIROZ DE FREITAS - ESP/MA, ANA LUCIA NUNES - ESP/MA, CEANNY CRISTINA PINHO COSTA - ESP/MA, LUCAS FERNANDO CAMÕES TAVARES - ESP/MA, RUY RIBEIRO MORAES CRUZ - ESP/MA
Apresentação/Introdução A Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão situada no centro histórico da cidade de São Luís, desenvolve ações de formação, pesquisa, extensão e produção de conhecimentos. A Cartografia apresenta através dos mapas sociais o cotidiano de uma comunidade, as mobilizações sociais, descrevendo o que é relevante pelas próprias comunidades, servindo como instrumento de planejamento de ações.
Objetivos Cartografar a comunidade do entorno da ESP/MA identificando os determinantes sociais e de saúde da população desse território, para a propositura e desenvolvimento de ações de educação em saúde adequada aos grupos populacionais identificados.
Metodologia Foram realizadas visitas no território com o objetivo de compreender a dinâmica social dos moradores, identificar as lideranças e realizar um diário de campo para documentar os dados observados e identificar a rede de atenção à saúde e de proteção social atuantes na área. Posteriori realizou-se a identificação das associações de moradores que atuam na área para realização das oficinas de produção do mapa social pautado em um questionário que abrange os seguintes eixos temáticos saúde, educação, comércios, cultura, iluminação, transporte, saneamento, segurança e trabalho com o propósito de verificar a qualidade de vida das áreas do centro histórico.
Resultados Identificamos a atuação das seguintes associações Por Elas Empoderadas, dos Moradores do Centro Histórico, vendedores ambulantes, lideranças LGBTQIA+ e Os Onças. A Partir de conversas com essas representações a ESP se propôs a realizar um curso de culinária para a população com o objetivo de estimular a autonomia financeira após o afrouxamento da pandemia. Posteriormente, iniciou-se a produção dos mapas sociais, sendo realizadas 3 oficinas de mapeamento com as lideranças descritas. Através dos mapas e das visitas podemos constatar que a área com maior índice populacional está inserida na área de menor qualidade de vida sendo ela negativamente avaliada nas respostas ao questionário.
Conclusões/Considerações Os mapas sociais são uma estratégia cartográfica que permite a identificação dos pontos fortes e os pontos fracos da área de estudo, o que permite sinalizar as intervenções necessárias a serem tomadas para suprir as demandas e melhorar os determinantes sociais de saúde, permite também realizar um acompanhamento da população desta área e ações mais condizentes com as necessidades da população.
|