Sessão Assíncrona


SA4.2 - A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA EQUIDADE E DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)

43322 - O DESAFIO DA PARTICIPAÇÃO NA AVALIAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM MINAS GERAIS
MICAELA MARQUES SANTANA ALVES - ENSP/FIOCRUZ, CARLA RENATA DOS SANTOS MARQUES - ENSP/FIOCRUZ, SANTUZZA ARREGUY VITORINO - ENSP/FIOCRUZ, VERENA DUARTE DE MORAES - ENSP/FIOCRUZ, MARLY MARQUES DA CRUZ - ENSP/FIOCRUZ, DENISE CAVALCANTE DE BARROS - ENSP/FIOCRUZ, JOSÉ CARLOS SUAREZ-HERRERA - KEDGE SCHOOL BUSINESS, WANESSA DEBÔRTOLI DE MIRANDA - UFMG; FIOCRUZ MINAS, ELIETE ALBANO AZEVEDO GUIMARÃES - UFSJ; FIOCRUZ MINAS, VALENTINA CARRANZA WEIHMÜLLER - NUTES/ UFRJ


Período de Realização
Pesquisa realizada entre agosto de 2020 e julho de 2023.

Objeto da experiência
A participação na avaliação da implantação da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) na APS em municípios de grande porte de Minas Gerais.

Objetivos
O objetivo foi constituir três comitês gestores da pesquisa (CGP) para conduzir de forma participativa a pesquisa a fim de ampliar o conhecimento dos envolvidos sobre a temática do monitoramento e avaliação, contribuindo assim para melhoria da gestão e execução da VAN em Montes Claros e Uberlândia.

Metodologia
Foi utilizada a abordagem participativa, envolvendo diferentes atores no processo decisório. Foram constituídos um CGP estadual e dois locais nos municípios participantes. O CGP-E é composto por representantes da gestão estadual (central e regional), universidades e Consea-MG. Os CGP-L são compostos por representantes da gestão municipal da saúde(APS e referência da VAN), do PNAE municipal, dos Conselhos Municipais de Saúde, movimentos sociais, pesquisadores e estudantes das universidades.

Resultados
Os CGPs participaram das etapas de planejamento e execução da avaliação de implantação da VAN, incluindo a pactuação de um entendimento em comum do funcionamento da VAN e elaboração da Matriz de Análise e Julgamento. Foram realizadas reuniões mensais, para elaboração dos instrumentos, definição das unidades de saúde, profissionais, usuários, controle social e gestores participantes dos estudos de caso. Ocorrerá ainda a etapa de análise e disseminação dos resultados e elaboração de recomendações.

Análise Crítica
Tivemos desafios como envolver diferentes representações e realizar a pesquisa durante a Pandemia de Covid-19 com as reuniões online via plataformas digitais. Foram necessárias articulações com os participantes para fortalecer o vínculo e dar continuidade a pesquisa nesse período. A limitada diversidade de representações e a dificuldade de articulação com movimentos sociais e outros setores como a assistência social para participar dos CGPs apontaram controvérsias e desafios da participação.

Conclusões e/ou Recomendações
A participação de diversas representações com interesse na implantação da VAN tem oportunizado a construção da avaliação com diálogo, troca de experiências e discussão dos problemas vivenciados. Os CGPs são espaços de construção democrática do conhecimento e contribuem para o aprimoramento da VAN, da gestão do cuidado e planejamento de políticas públicas voltadas para a melhoria da alimentação e nutrição da população.