Sessão Assíncrona


SA4.2 - A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA EQUIDADE E DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)

42293 - CONTROVÉRSIAS, DESAFIOS E PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO PREVENTIVA AO HIV/AIDS
RÔMULO DO NASCIMENTO ROCHA - UFC, CARMEM EMMANUELY LEITÃO ARAÚJO - UFC


Apresentação/Introdução
Diversos são os contextos que afetam na proteção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST): uma delas é a abordagem educativa e de aconselhamento sobre a prevenção. Informações sobre o vírus contribuem para desmistificar tabus e representações sociais estigmatizantes, além de aumentar percepções do risco de exposição e consciência do sujeito na adoção de estratégias preventivas.

Objetivos
O objetivo do estudo é compreender acerca da falta de informação sobre prevenção ao HIV/Aids entre os indivíduos, ressaltar quais os impactos dessa ausência e enfatizar a importância da democratização de discussões a respeito dessa temática.

Metodologia
O trabalho tem uma pesquisa de abordagem qualitativa que reuniu relatos de três Pessoas que Vivem com HIV (PVHIV) em média entre 5 e 15 anos, residentes de Fortaleza-CE, em 2020. O método estruturante do estudo foi realizado em duas fases: a primeira através de uma pesquisa documental e bibliográfica, e a segunda se baseia em uma etnografia através de recursos digitais devido ao contexto de pandemia da Covid-19. Foram coletados dados a partir de entrevistas semiestruturadas durante o percurso do estudo sobre a vivência antes e depois do diagnóstico, onde uma pergunta norteadora “o que você sabia sobre o HIV/Aids antes de receber o diagnóstico?”, permitiu identificar elementos para discussão.

Resultados
Identificou-se que existe uma ausência ou falta de conhecimento acerca dos métodos preventivos e que essas lacunas impactam diretamente os indivíduos, acentuando a vulnerabilidade em casos de exposição à infecção. Os entrevistados relataram que antes do diagnóstico para HIV, não tinham informações exatas ou um entendimento preciso sobre métodos preventivos e políticas públicas de saúde, ressaltando que se sentiram prejudicados diante desse contexto. A ausência de discussões no âmbito escolar, na família e nos serviços de saúde, somados às polêmicas e tabus relacionados à educação em saúde sexual são as principais barreiras de acesso a informações sobre prevenção.

Conclusões/Considerações
O estudo demonstra a necessidade da democratização de informações sobre métodos preventivos, ressaltando que essa abordagem auxilia diretamente na prevenção da infecção pelo HIV e outras IST. É nesse aspecto que há possibilidade de discutir a ampliação da política de Prevenção Combinada do HIV, visando aumento das percepções individuais e coletivas. Promover acesso aos serviços de saúde, viabilizando a garantia da saúde sexual da população.