SA4.2 - A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA EQUIDADE E DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)
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41988 - PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO: APLICAÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE NO INTERIOR DO CEARÁ LUCIANA CAMILA DOS SANTOS BRANDÃO - INSTITUTO COMPARTILHA – SAMEAC E UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ALEXANDRA CAMPOS DE OLIVEIRA - INSTITUTO COMPARTILHA – SAMEAC, ANA PATRÍCIA FIRMINO - INSTITUTO COMPARTILHA – SAMEAC, ANTONIA VANGELA RODRIGUES MARTINS - INSTITUTO COMPARTILHA – SAMEAC, MARIA VITORIA LAURINDO - INSTITUTO COMPARTILHA – SAMEAC, ISABEL CRISTINA DA SILVA LIMA - INSTITUTO COMPARTILHA – SAMEAC
Período de Realização A Pesquisa de Satisfação do Usuário foi aplicada no período de janeiro a dezembro de 2021.
Objeto da experiência A pesquisa de satisfação é realizada nos serviços de saúde em mais de 10 municípios cearenses em 4 anos foram mais 23 mil participantes.
Objetivos Avaliar a percepção quanto a qualidade e acesso aos serviços prestados nos espaços apoiados pela Instituição na atenção básica e atenção hospitalar. Além de identificar as possibilidades de melhoria dos processos de trabalhos.
Metodologia Os dados foram coletados por meio através Google Forms (19 perguntas sobre perfil socioeconômicos e avaliação do atendimento). Aplicada após o atendimento. Pode responder qualquer cidadão com 16 anos ou mais que utilizaram serviços de saúde.
A Pesquisa de Satisfação, de acordo com resolução Nº510, de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde, não necessita de registro nem avaliação pelo Sistema de Comitê de Ética em Pesquisa e da Comissão nacional de Ética em Pesquisa – CEP/CONEP.
Resultados Em 2021 foram nove municípios (Alcantaras, Aratuba, Croata da Serra, Hidrolândia, Ipu, Jijoca, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante e Senador Pompeu). Os estabelecimentos pesquisados foram 26 UAPS, 1 UPA e 10 hospitais municipais.
Teve a participação de 8.673 usuários, na sua maioria mulheres. Na pergunta se no fim do atendimento, acha que sua demanda foi resolvida e/ou encaminhada (quando necessário), o índice chega 80% que foi resolvido.
Análise Crítica A mensuração da satisfação torna-se instrumento importante para a administração e o planejamento, além de exercer um papel fundamental entre o prestador de serviços e o usuário, pois reflete no julgamento da qualidade dos cuidados prestados.
Escutar as opiniões de usuários acerca do funcionamento e da organização dos serviços de saúde é uma ação que proporciona benefícios significativos à qualidade dos serviços oferecidos.
Conclusões e/ou Recomendações A pesquisa de satisfação avalia, além da qualidade do serviço em geral, também a satisfação do usuário com os cuidados. Nesse sentido, as instituições devem encorajar práticas e comportamentos que levem à performance de qualidade, por meio do compromisso de melhoria da assistência.
A pesquisa de satisfação oferece indicadores importantes, no que concerne à gestão da equipe. Tal fato foi evidenciado nos achados desta pesquisa.
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