Sessão Assíncrona


SA4.2 - A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA EQUIDADE E DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)

41541 - TÍTULO- PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA USUÁRIOS COM DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
LEILA SILVA OLIVEIRA MEDEIROS - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, LUANE MARCO LYRIO - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, KÁTIA MARIA BRAGA EDMUNDO - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ


Apresentação/Introdução
A Diabetes Mellitus e a Hipertensão Arterial Sistêmica trazem impactos sociais, econômicos e nas taxas de morbimortalidade. O controle delas são almejados na Atenção Primária e melhorado quando a Educação em Saúde (ES) é utilizada. Na ES troca-se informações e diálogos entre os profissionais de saúde e os usuários utilizando o autocuidado apoiado em busca do auto gerenciamento de sua saúde.

Objetivos
Analisar o desenvolvimento de práticas de Educação em Saúde frente a linha de cuidado aos usuários com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica diante a literatura científica no período de 2011 a 2021.

Metodologia
Foi criado um grupo de estudo para a realização da Revisão Narrativa. Buscou-se artigos científicos em Português nas bases eletrônicas tanto no site da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) como na Scientific Electronic Library Online (Scielo), publicados entre os anos de 2011 e 2021 que abordassem a "atenção primária”, "educação em saúde”, "hipertensão arterial sistêmica” e “diabetes mellitus. A coleta desses materiais ocorreu no mês de abril de 2021 e foram selecionados 21 estudos. Criou-se um quadro para a caracterização dos artigos, seguida da realização de leitura flutuante e categorização do material selecionado.

Resultados
Foram identificadas três categorias empíricas e subcategorias: categoria 1- Instrumento para o cuidado e autocuidado, subcategorias: Cuidado, Autocuidado e Auto gerenciamento; categoria 2: Abordagens das práticas educativas, subcategorias: Abordagem cultural (instrumental ou aprofundada) e Abordagem comportamental (conhecimento) e a categoria 3: Desafios encontrados para os resultados positivos das práticas educativas na Diabetes Mellitus e na Hipertensão Arterial Sistêmica, subcategorias: Comportamento do profissional, linguagem rígida e pouco clara e comportamento do usuário, dificuldade na compreensão devido à sua baixa escolaridade, podendo comprometer o compartilhamento de saberes.

Conclusões/Considerações
Dentre os desafios encontrados para a ES destacam-se a forma de linguagem dos profissionais e a baixa compreensão dos usuários. As Práticas de ES são primordiais, por tratar-se de uma estratégia poderosa que gera autonomia, autocuidado e participação social dos usuários e por promover a sua saúde. São fundamentais estudos constantes sobre a temática visando a sua melhor erudição e aplicação pelos profissionais e usuários da atenção primária.