Sessão Assíncrona


SA4.2 - A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA EQUIDADE E DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)

38866 - PROMOÇÃO À SAÚDE DO ESTUDANTE EM UM COLÉGIO MUNICIPAL DE SALVADOR: A EXPERIÊNCIA DO PET ENFERMAGEM
MARIA ALÍCIA PITOMBO LEITE DE NORONHA - UFBA, RODRIGO BEITENCOURT SOUSA - UFBA, JÚLIO CÉSAR BORGES DOS SANTOS - UFBA, ADRIANA VALÉRIA DA SILVA FREITAS - UFBA, JADE SANDE NASCIMENTO SANTOS - UFBA, MARIA LUÍZA PINHEIRO SOARES - UFBA, BRUNA SANTOS NOGUEIRA - UFBA


Período de Realização
A experiência ocorreu no mês de Maio, entre os dias 3 a 24.

Objeto da experiência
Promoção à saúde do estudante desenvolvida em colégio público do município de Salvador

Objetivos
Relatar a experiência do Programa de Educação Tutorial (PET) no desenvolvimento de atividade educativa de promoção à saúde do estudante em uma Escola Municipal de Salvador, bem como identificar facilidades e dificuldades na condução da experiência.

Metodologia
Trata-se de um estudo de relato de experiência, para o qual foi realizado pesquisa não sistemática em bases de dados sobre o conceito de Educação em Saúde. A ação de promoção à saúde do estudante abordou a temática “Primeiros Socorros” em um encontro presencial em uma escola municipal em Salvador-Ba. A atividade educativa pôde ser executada em cinco momentos: apresentação, explanação, encenação, retomada do conteúdo e avaliação.

Resultados
A ação evidenciou que os estudantes já demonstravam conhecimento prévio sobre o tema abordado. No entanto, é importante destacar que os estudantes PET enfrentaram dificuldades na execução da atividade. Tais entraves estão, sobretudo, atreladas ao manejo pedagógico e didático da turma. Assim, é possível elencar como principais adversidades: ausência de conhecimento acerca das demandas do público alvo e não protagonismo dos estudantes no processo de troca e compartilhamento de saberes.

Análise Crítica
A discussão sobre a educação em saúde está presente na universidade, todavia, há de se compreender que existem particularidades inerentes a cada ser e isso se aplica a cada aluno de cada turma abordada pela atividade. Este aspecto evoca a necessidade de pensar a presença da pedagogia dentro do ambiente universitário em saúde. Além disso, o saber que os estudantes detêm a respeito de alguma temática deve ser considerado como parte integrante e válida na construção do arcabouço teórico dos mesmos.

Conclusões e/ou Recomendações
Em suma, a educação em Saúde precisa estar conectada com a Pedagogia para que seja possível uma educação em saúde de fato transformadora e libertadora como propôs Paulo Freire. Sendo assim, há necessidade de fortalecer o arcabouço teórico relacionado às didáticas pedagógicas. Ademais, manter uma intervenção contínua de educação em saúde exige esforços de diferentes setores, o que não se faz presente na prática.