SA4.1 - PARTICIPAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42768 - 9ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO: DAS MACRORREGIONAIS AO ESTADO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA LIDIANE RODRIGUES GONZAGA - CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO, SUZANA DE SOUSA ASSIS E SILVA - CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO, HUMBERTO MARANHÃO ANTUNES - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO, CAROLINA MOREIRA DE PAULA GUIMARÃES - CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO, JANY WELMA SÁ ALBUQUERQUE - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO
Período de Realização O planejamento foi iniciado em 2017 e realização da 9ª CES e suas etapas ocorrendo entre março e maio de 2019.
Objeto da experiência 9ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco, a fim de apresentar o formato e metodologia utilizados na sua realização.
Objetivos O objetivo deste trabalho é apresentar o formato e metodologia adotados para a realização da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco, além de apresentar dados acerca da participação de entidades, movimentos sociais e conselheiros na mesma.
Metodologia Trata-se de um trabalho descritivo, realizado na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Os dados utilizados foram retirados do Relatório Final da 9ª CES, considerando a metodologia utilizada em todas suas etapas. Além disso, foi realizada análise sobre como se deu a participação de entidades, movimentos sociais e conselheiros, segundo Município e Regiões de Saúde na mesma.
Resultados Antecedendo à 9ª CES, aconteceram as seguintes atividades pré-conferência: Conferências Municipais, Seminário Preparatório, Etapas Macrorregionais e Concurso Cultural Saúde Pública nas Escolas Estaduais.
As etapas macro da 9ª CES ocorreram ao longo de 2 meses, sediados nos municípios de Serra Talhada, Olinda, Petrolina e Garanhuns nas quais participaram 1.263 delegadas (os) indicadas (os) pelos respectivos Conselhos Municipais de Saúde, contando com 165 colaboradores na equipe de apoio.
Análise Crítica A 9ª CES exaltou a defesa da democracia dos direitos sociais para garantir as conquistas com a participação popular, além de ampliar a construção do debate para fortalecimento da Saúde Pública, do SUS e da Política Estadual de Saúde. Diante disso, a 9ª CES reconheceu o histórico de luta e o engajamento com a saúde pública, prestando homenagens pernambucanos que se destacaram no cenário de militância pró Sistema Único de Saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Foram elaboradas 675 propostas que compuseram o Relarótio Final da 9ª CES.
O formato descentralizado, a partir das Etapas Macrorregionais visou garantir a participação de todos os municípios de PE e fortalecer a discussão relacionada à saúde no âmbito territorial. A participação dos 147 municípios pernambucanos nas etapas macrorregionais foi de 79,46%, com 68,2% de delegados.
|