Sessão Assíncrona


SA4.1 - PARTICIPAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41763 - CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO POR MEIO DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CICLO DE ESTUDOS
DIMITRI TAURINO GUEDES - UFRN/FACISA, JOSÉ JAILSON DE ALEMIDA JÚNIOR - UFRN/FACISA, WEYBKENEDY JOSÉ OLIVEIRA SANTOS - UFRN/FACISA, EVA REGINA DE MEDEIROS - UFRN/FACISA, MAYONARA FABÍOLA SILVA ARAÚJO - UFRN/FACISA, THALÍA NATASHA SILVA BARBALHO - UFRN/FACISA


Período de Realização
De 09 de abril a 07 maio de 2021, nas sextas-feiras, das 19h às 22h.

Objeto da experiência
Relato do “I ciclo de estudos em educação popular em saúde”, ação integrante do projeto de extensão “Educando para um envelhecimento saudável”.

Objetivos
Relatar a experiência para capacitação da equipe do projeto de extensão sobre o envelhecimento saudável por meio da educação popular em saúde.

Metodologia
As atividades foram realizadas de forma remota, devido à pandemia da COVID-19, por meio de momentos síncronos semanais, na plataforma Google Meet e atividades assíncronas (recomendação de leitura de textos, documentários, entrevistas e video-aulas para estudo prévio). O modelo teórico-metodológico para o desenvolvimento da ação foi a educação popular em saúde com ênfase na metodologia de Paulo Freire.

Resultados
Foram inscritos 62 participantes (estudantes, profissionais da saúde e da educação). Durante os encontros síncronos foram abordados os temas história da educação popular e Paulo Freire, conceitos básicos em educação popular e educação popular no SUS, seguindo uma perspectiva dialógica por meio de atividades interativas. Como atividade assíncrona, foram compartilhados 8 materiais de estudos. 68% dos participantes se mostraram totalmente contemplados.

Análise Crítica
A pandemia do COVID-19 impossibilitou o projeto de acontecer presencialmente, sendo realizada de forma online. Um dos principais pontos positivos nas atividades híbridas é a possibilidade de abrangência e facilidade de promover interação entre indivíduos em ambientes e horários diferentes, favorecendo ações/estudos em tempos de pandemia. Por outro lado, o acesso a internet, mediação, pouca habilidade nas plataformas podem ser pontos a serem pensados quando se propõe uma ação via internet.

Conclusões e/ou Recomendações
Os participantes avaliaram o Ciclo por meio do Google Forms mostrando um resultado satisfatório no que diz respeito ao entendimento do conceito de educação popular em saúde. Além disso, expuseram pontos positivos com relação à dialogicidade e a satisfação com os encontros. Dessa forma, o Ciclo se mostrou ótima ferramenta estratégica para educação no SUS, no atual contexto.