Sessão Assíncrona


SA4.1 - PARTICIPAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40821 - GRUPO QUALIDADE DE VIDA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO INTERIOR DA BAHIA
VICTOR BERTINO SILVA - UEFS, MATHEUS GUIRRA MARTINS FERREIRA - UEFS, FRANCIELLE LIMA DOS SANTOS - UEFS, REBECA VIANA SANTANA ESQUIVEL - UEFS, LARISSA DRIELE TEIXEIRA MELO - UEFS, CASSIA TAINAR DA SILVA SOUZA - UEFS, AGENOR FERRAZ E SILVA NETO - PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ESTEVÃO, JAMILE DE OLIVEIRA AZEVEDO - UEFS, LAURA VITÓRIA NORONHA PINHEIRO - UEFS, LUCIANE CRISTINA FELTRIN DE OLIVEIRA - UEFS


Período de Realização
As atividades tiveram início em junho de 2021 e seguem até a data da escrita do respectivo relato.


Objeto da experiência
A experiência versa sobre a construção de um grupo sobre qualidade de vida na área adscrita de uma Unidade de Saúde da Família de Santo Estevão/BA.


Objetivos
Estimular a coparticipação dos usuários no processo de cuidado, estimular e valorizar a participação social por meio da Educação Popular em Saúde (EPS), promover atividades que estimulem hábitos saudáveis e maior vinculação entre usuários e a Unidade de Saúde da Família.


Metodologia
Buscando garantir horizontalidade e valorização das experiências no processo de cuidado, os encontros do grupo são estruturados a partir da EPS. Dessa forma, os usuários são estimulados a protagonizarem todos os processos do grupo, como a escolha da periodicidade e dos temas trabalhados, assim como na construção e discussão dos conhecimentos. Os encontros ocorrem quinzenalmente, em uma igreja do território, visto que a USF não possui espaço físico apropriado para atividades em grupo.

Resultados
Até o momento da escrita deste trabalho foram realizados 19 encontros, nos quais foram abordadas temáticas como: hábitos alimentares, plantas medicinais, exercício físico, saúde bucal, autoestima, percepção das emoções, autocuidado, além da realização de jogos, dança, contação de histórias e passeios em pontos turísticos. Ao decorrer das atividades os participantes têm relatado a importância do grupo para a construção de vínculo, sociabilização e mudanças de hábitos.


Análise Crítica
Diante do atual modo de vida e produção na sociedade, associado ao aumento na expectativa de vida da população, urge a necessidade de ações que versem sobre a prevenção de doenças e promoção da saúde. A Educação Popular em Saúde é uma importante metodologia na construção de vínculo, visto que promove a valorização das experiências e reais necessidades dos usuários, tornando-os protagonistas no processo de construção do grupo.


Conclusões e/ou Recomendações
O grupo permitiu aos usuários um espaço potente de discussão e reflexão para tomada de escolhas assertivas nos hábitos de vida pensando a saúde de forma ampliada. Dessa forma, o grupo se constitui como um espaço de valorização da autonomia, saberes e experiências dos usuários, promovendo vínculo com o serviço, diálogo com o território e construção de sujeitos corresponsáveis com o processo de saúde-doença.