SA4.1 - PARTICIPAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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39910 - EXTENSÃO POPULAR EM SAÚDE: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE UMA OUVIDORIA COLETIVA MARIA BEATRIZ LISBÔA GUIMARÃES - UFPE, MICILANE PEREIRA DE ARAÚJO - UFAL
Período de Realização A experiência teve início no segundo semestre de 2019 e transcorreu ao longo dos anos 2020 e 2021.
Objeto da experiência Em que medida a metodologia utilizada pode influenciar na formação acadêmica, contribuir para a pesquisa e fortalecer socialmente a comunidade?
Objetivos O objetivo deste trabalho consiste em descrever a experiência da ouvidoria coletiva, um projeto de pesquisa e extensão baseado na Extensão Popular e na Educação Popular de Paulo Freire, evidenciando sua pertinência como instrumento de participação social, de pesquisa e de formação acadêmica.
Metodologia A experiência envolveu estudantes e professores da Universidade Federal de Pernambuco e a comunidade de Roda de Fogo/Torrões/Recife/PE. Foram realizados fóruns com o propósito de fortalecer a participação social, nos quais interagiam lideranças comunitárias e diferentes setores da máquina pública, que não somente residiam e/ou atuavam nesta comunidade, mas se tornaram porta-vozes dos grupos que representavam, com o propósito de identificar os problemas de saúde e buscar soluções coletivamente.
Resultados A metodologia possibilitou uma compreensão mais ampla dos problemas vividos pela comunidade, na medida em que permitiu organizar, de modo sistemático e participativo, a escuta e o reconhecimento dos diferentes saberes. Ao valorizar as falas dos ouvidores locais, o projeto proporcionou aos sujeitos experiências de cidadania. Os estudantes puderam desenvolver o protagonismo por meio da participação social, impactando de forma positiva nos seus projetos de vida e na sua formação humanística.
Análise Crítica As ações em rede e o aspecto interdisciplinar desta metodologia não deixaram de prescindir de uma teoria que envolvesse o caráter transformador e emancipador dos sujeitos envolvidos, o que permitiu problematizar os espaços de poder, as contradições e as imprecisões que impedem os processos de mudança social. Dessa forma, o projeto expressou a potência criativa e amorosa na relação com o outro, nos dizeres de Paulo Freire, e evidenciou que um outro tipo de fazer acadêmico é possível e necessário.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto foi motivado por estudantes moradores da comunidade que almejavam contribuir com ações propositivas para o local. Isto comprova a relevância das políticas de cotas e a importância da atividade extensionista na construção da autonomia do pensamento e da reflexão crítica, bem como para a criação de redes sociais e políticas, dando à universidade um papel fundamental na mediação entre as ciências, o poder público e as comunidades.
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