24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC4.4 - ENCONTROS NO TERRITÓRIO: IDEIAS E AÇÕES EM DEFESA DA SAÚDE |
44233 - ENCONTROS QUE TECEM POSSIBILIDADES DE RE-EXISTIR: EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM VIGILÂNCIA POPULAR MICHELE NEVES MENESES - UFRGS, ANEPS - RS, MOVIMENTO POPULAR DE SAÚDE E PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE - RS, LUIZ RONS CAÚLA DA SILVA - FIOCRUZ CEARÁ, ANA CLÁUDIA DE ARAÚJO TEIXEIRA - FIOCRUZ CEARÁ, FERNANDO FERREIRA CARNEIRO - FIOCRUZ CEARÁ E GT DE SAÚDE E AMBIENTE ABRASCO, SAULO DA SILVA DIÓGENES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC E DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB, VERA LUCIA DE AZEVEDO DANTAS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA, FRANCISCO BARBOSA - FIOCRUZ CEARÁ, MÔNICA COSTA BARROS - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE TOCANTINS E UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT/TO, RICARDO WAGNER - FIOCRUZ CEARÁ E MST, FELIPE BAGATOLI - ESPJV FIOCRUZ
Período de Realização A experiência formativa ocorreu entre março e abril de 2022.
Objeto da experiência Compartilhar e visibilizar experiências e estratégias de vigilância popular da saúde, ambiente e trabalho nos territórios
Objetivos Descrever a experiência formativa em Vigilância Popular em Saúde, Ambiente e Trabalho (VPSAT) em uma perspectiva crítico-participativa advinda desde os territórios em diálogo com os trabalhadores e as trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS).
Metodologia Baseada nos princípios da Educação Popular e da Ecologia de Saberes, o curso trouxe a perspectiva crítico-participativa, inspirada nos Círculos de Cultura Freireanos. As aulas ocorreram virtualmente com 4 encontros síncronos (3h) e 4 momentos assíncronos (2h), totalizando 20 horas. Nos encontros, houve o compartilhamento e problematização das experiências de VPSAT advindas dos territórios, que contribuíram para a construção coletiva de uma Matriz Síntese com os elementos centrais sobre o tema
Resultados Foram selecionados 50 educandes, de todas as regiões do país, para participar da formação. Os participantes levantaram alguns elementos que consideraram ser da Vigilância Popular: educação popular, autonomia dos territórios, justiça ambiental, produção de dados pela população, dentre outros. Além disso, geraram formas criativas de produção do conhecimento como cordéis, poesias, desenhos, pinturas, textos e uma Matriz Analítica que serão utilizados para construção de um Guia Nacional de VPSAT.
Análise Crítica O Curso foi extensão de um projeto de pesquisa, que envolve academia, SUS e movimentos populares, tendo cumprido seu objetivo e programação. A partir de uma metodologia problematizadora, o curso em suas atividades pedagógicas promoveu participação ativa, demandando dos educandos produtos criativos como resultados das suas experiências prévias. Tudo isso, contribuiu para a elaboração de um conceito de VPSAT e de novas formas de comunicação sobre essa temática.
Conclusões e/ou Recomendações Os elementos das experiências e os produtos gerados durante o Curso, que partiram da interculturalidade e favoreceram diálogos horizontais sobre os aprendizados, podem contribuir para o conceito ainda em construção da VPSAT. Identificou-se grande interesse dos trabalhadores do SUS em compreender tal perspectiva, já que o protagonismo das comunidades nesses processos, cria outra natureza de participação social.
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