24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC4.4 - ENCONTROS NO TERRITÓRIO: IDEIAS E AÇÕES EM DEFESA DA SAÚDE |
44106 - ESTUDANTES DE POSTINHO: UMA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE UM PERFIL EM DEFESA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO MEIO DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 PAULO GUSTAVO BISPO PEREIRA - EBMSP
Período de Realização A experiência encontra-se em curso e foi iniciada em abril de 2020.
Objeto da experiência A criação do perfil ‘Estudantes de Postinho’ em uma rede social durante a pandemia de Covid-19.
Objetivos Relatar a experiência da criação do perfil ‘Estudantes de Postinho’ em meio digital durante a pandemia de Covid-19. Identificar impactos do perfil no estímulo à cidadania e no fortalecimento do SUS em meio digital.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. A criação do perfil ‘Estudantes de Postinho’ foi feita através de 3 etapas: idealização, planejamento e execução. A primeira etapa ocorreu pela escolha do nome do perfil e a construção da identidade visual. Já a segunda, decorreu do planejamento dos conteúdos e estratégias para atrair pessoas interessadas na temática. Por fim, a etapa de execução foi a criação do perfil no dia 11/04/2020 e início das publicações.
Resultados No dia da criação, o perfil atingiu mais de 300 seguidores e, 2 anos após, atingiu mais de 1600. Desde esse período, acumulou nas publicações mais de 7660 curtidas, 870 comentários, 740 salvamentos e 500 compartilhamentos, totalizando 9770 interações com os conteúdos produzidos. Além disso, através da análise dos comentários realizados durante esses 2 anos, foram identificados impactos positivos desses conteúdos no estímulo à cidadania e na defesa do Sistema Único de Saúde em meio digital.
Análise Crítica Em tempos de isolamento, é coerente pensar as ferramentas digitais, que cada vez mais alcançam segmentos sociais, como possibilidade de sensibilizar pessoas para causas que atingem diretamente suas vidas, como a defesa do SUS. A pandemia de Covid-19 escancarou não apenas a necessidade de defender esse sistema, mas também de propagar informações com responsabilidade e respaldo científico, sobretudo em um país como o Brasil, onde a democratização do conhecimento ainda é uma questão a ser atenuada.
Conclusões e/ou Recomendações Foi evidenciado o potencial das redes sociais como ferramentas digitais capazes de mobilizar pessoas em defesa do Sistema Único de Saúde, bem como de impactarem positivamente no estímulo à cidadania e na compreensão da saúde como um direito. Logo, é válido identificar o meio digital como espaço político estratégico na democratização do acesso ao conhecimento e na construção de vínculos que transcendem a limitação imposta pela distância física.
|