Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC4.3 - ENTRE AS LEIS E O PROTAGONISMO: REFLEXÕS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO DIREITO À SAÚDE

41537 - A POTÊNCIA JUVENIL DOS TERRITÓRIOS EM AÇÕES REFERENTES À PREVENÇÃO DE HIV/AIDS
ELISABETE AGRELA DE ANDRADE - CEPEDOC, ELAINE DOS SANTOS SOUZA - CEPEDOC, ADRIANO QUEIROZ - CEPEDOC, KAUÊ NASCIMENTO DA SILVA - CEPEDOC, LUZIANA FLORA DA SILVA - CEPEDOC, HELEN VENTURA - CEPEDOC, INGRED LORENA BIDU GOMES - CEPEDOC, HEITOR ROCHA DOS SANTOS - CEPEDOC, EMANUELLE SANTOS CARIS DE OLIVEIRA - CEPEDOC, MARCO AKERMAN - FSP/USP E CEPEDOC


Período de Realização
dezembro de 2021 a junho de 2022

Objeto da experiência
Participação juvenil em ações referentes à prevenção de HIV/Aids

Objetivos
Geral: Reconhecer as barreiras e potencialidades no acesso à serviços de saúde referentes à HIV/Aids, a partir da a partir das narrativas de jovens. Específico: construção de oficinas de formação de jovens para construção de projetos de intervenção no território do Grajaú no município de São Paulo

Metodologia
Por meio de edital foram selecionados oito jovens moradores do Grajaú São Paulo, entre 17 e 24 anos. Recebem bolsa CNPq de apoio a formação, no valor de 400 reais, durante 12 meses. Foram realizadas 20 oficinas, formato virtual, moderados por uma educadora do mesmo território e uma auxiliar. Foram utilizadas metodologias participativas como música, vídeo, foto, escrita, etc. os temas versaram sobre subjetividades, território, saúde, referentes ao HIV/Aids e construção de projetos

Resultados
Foi possível reconhecer que uma das principais barreiras no acesso à serviços de saúde, a partir das narrativas de jovens diz da invisibilidade deste público para os serviços, foram recorrentes falas de que o jovem não é visto ou ouvido e não é reconhecido com sujeito de direitos. Com essa experiência foi possível conhecer jovens pesquisadores, poetas, artistas, escritores que circulam pelo território e que são potentes para construir projetos inovadores de intervenção referentes ao HIV/Aids.

Análise Crítica
A participação de jovens de contextos de maior vulnerabilidade exige um olhar ampliado. A construção de cenários propositivos de escuta qualificada possibilita a identificação de potencialidades presentes no território. Entretanto, diante da ausência de recursos econômicos, apenas a bolsa CNPQ não é suficiente para manter o projeto como prioridade, são impelidos a buscar outra fonte de renda, encontrando apenas subemprego, pois não têm experiência profissional ou formação acadêmica

Conclusões e/ou Recomendações
As temáticas políticas públicas, HIV, juventudes e saúde seguem gerando desafios aos pesquisadores e profissionais do tema. Uma forma de enfrentamento seria ter a participação dos próprios jovens na constituição de ações. A construção de espaços de participação contribui para visibilizar o já existe no território. Possíveis alternativas de atenção e cuidado podem ser constituídas a partir desse encontro de potências do próprio território.