Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC4.2 - SAÚDE É DEMOCRACIA: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

41733 - EDUCAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM CONSELHEIROS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
EDLEUZA OLIVEIRA SILVA - UFRB, ROQUELINE DOS SANTOS - UFRB, JASILAINE ANDRADE PASSOS - UFBA, NEIDIANE PEREIRA DOS SANTOS - CECANE-UFRB, MICHELI DANTAS SOARES - UFRB, SHEILA MONTEIRO BRITO - UFRB


Período de Realização
Setembro à outubro de 2019, incluindo planejamento e realização da formação.

Objeto da experiência
Qualificação do controle social exercido por conselheiros (as) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no âmbito de municípios baianos.

Objetivos
Proporcionar aos conselheiros da alimentação escolar aprofundamento sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar e sobre o exercício de suas atribuições, com vistas a qualificar o controle social em prol da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional.

Metodologia
O planejamento e execução da formação foram realizados por docentes, nutricionistas e estudantes vinculados ao CECANE-UFRB. Como perspectiva teórica-metodológica, adotou-se os princípios da Educação Popular e o arcabouço normativo do PNAE. As atividades se fundamentaram na valorização das experiências, de conhecimentos dos conselheiros sobre o Programa e no fortalecimento da potência de cada participante na construção de alternativas para superação dos limites ao exercício do controle social.

Resultados
A formação foi realizada em dois dias e perfez um total de 12 horas. Participaram 37 conselheiros de 18 municípios baianos. O acolhimento e integração do grupo foi promovido pela “Dinâmica da Confiança”. A partilha de saberes e experiências foi proporcionada pelas atividades intituladas “Ciranda do CAE”, “Contando e enredando estórias” e “Caixa dos saberes”, abordando também as atribuições do CAE. Todas as atividades foram permeadas por linguagens artísticas como teatro, música, dança e cordel.

Análise Crítica
A experiência formativa centrada no sujeito e pautada na dialogicidade criou um contexto de acolhimento, confiança, motivação e expressão das potencialidades e desafios do Programa. As estratégias reflexivas e sensitivas contribuíram para a construção colaborativa de conhecimentos e consciência cidadã, expressas, principalmente, na atividade “contando e enredando histórias" em que, mediante representação teatral, os participantes teceram estratégias de fortalecimento do controle social no PNAE.

Conclusões e/ou Recomendações
A atividade desenvolvida evidenciou a pertinência da Educação Popular para ações fortalecedoras do exercício da cidadania, a partir de uma experiência junto a conselheiros da Alimentação Escolar. Alinhando-se ao objetivo da formação, foi possível problematizar desafios, compartilhar afetações e desenhar estratégias de enfrentamento com a participação ativa dos sujeitos, contribuindo para a qualificação do exercício do controle social no PNAE.