22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC4.2 - SAÚDE É DEMOCRACIA: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE |
39693 - EDUCAÇÃO POPULAR NA FAVELA: ARTICULAÇÕES ENTRE SAÚDE, CULTURA E ASSISTÊNCIA SOCIAL COM MOVIMENTOS POPULARES CARLOS HENRIQUE DANTAS CARDOZO - UFRJ, GUSTAVO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO - UFRJ
Apresentação/Introdução O conceito ampliado de saúde expande a noção biológica e sanitária tradicional incluindo as dimensões social, econômica e cultural como fatores determinantes na qualidade de vida da população. Entretanto, as favelas continuam adoecidas em função da pobreza, exclusão e violência estrutural resultantes de seu processo histórico de vulnerabilização. Nesse contexto, qual o papel da educação popular?
Objetivos Analisar o potencial das ações de educação popular na favela de Manguinhos como dispositivo para articulação de uma rede intersetorial entre lideranças, grupos populares e trabalhadores dos serviços públicos de Saúde, Cultura e Assistência Social.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada no método da Investigação-Ação-Participação proposto por Fals Borda e Paulo Freire. Os pesquisadores atuam no território desde 2018 identificando as necessidades e demandas de grupos populares, mapeando serviços públicos de educação, saúde, cultura e assistência social e propondo ações coletivas para mobilizar e fortalecer as redes comunitárias locais. Na fase atual, aprofundamos o diálogo por meio de entrevistas individuais e grupos focais, com moradores, grupos populares, movimentos sociais e trabalhadores de equipamentos públicos que promovem ações de educação popular buscando compreender a dinâmica do processo de articulação intersetorial.
Resultados Desenvolvemos um mapa das ações de educação popular realizadas na favela de Manguinhos e estamos identificando as atividades que mobilizam redes populares e articulações intersetoriais com os serviços públicos de saúde, cultura e assistência social. Analisando os contextos e os fluxos de informação que pulsam no território, é possível perceber os desafios encontrados para se conseguir os mínimos processos de transformação Social. Embora o discurso da Educação Popular seja muito potente, na prática, os interesses institucionais dos serviços e as necessidades dos moradores raramente coincidem, revelando um cenário de desmobilização social, descrença nas mudanças e burocratização das relações.
Conclusões/Considerações A pesquisa pretende analisar mais profundamente o discurso dos atores envolvidos nas ações de educação popular em Manguinhos para compreender melhor as dificuldades e propor novas alternativas. Parece fundamental fortalecer a dimensão estratégica da mobilização popular no processo de formação profissional e docente na saúde e aproximar-nos da realidade social concreta vivida pelos trabalhadores e moradores da Favela de Manguinhos.
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