Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC4.2 - SAÚDE É DEMOCRACIA: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

38294 - POLITICAS PÚBLICAS, DIREITOS SOCIAIS, ARTE E EDUCAÇÃO POPULAR EM TERRITÓRIOS DE FAVELA NO RIO DE JANEIRO
GUSTAVO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO - UFRJ, YANSY AURORA DELGADO ORRILLO - UFRJ, CARLOS HENRIQUE DANTAS CARDOZO - UFRJ, RENAN VICENTE DA SILVA - UFRJ


Apresentação/Introdução
Essa pesquisa-ação participativa realizada desde 2014 em favelas cariocas analisa a articulação das redes comunitárias com os serviços públicos de educação, saúde e assistência social que atuam nos territórios propondo estratégias intersetoriais de educação popular com sujeitos e coletivos para o enfrentamento das condições de vulnerabilização social referentes à pobreza, exclusão e violência.

Objetivos
Investigar o desenvolvimento de ações coletivas intersetoriais por meio da arte como estratégia educativa e/ou terapêutica para a ativação política de movimentos de educação popular com os sujeitos que moram ou trabalham em territórios de favela.

Metodologia
Com uma abordagem histórico-dialética, buscamos não só compreender o fenômeno de vulnerabilização nas favelas, mas também agir sobre ele, mobilizando atores sociais e redes comunitárias em torno da construção de ações coletivas intersetoriais e desenvolvendo atividades artísticas como estratégia para a mediação política e sociocultural como método de enfrentamento às desigualdades sociais. Adotamos a Investigação-Ação-Participação como proposta pelo sociólogo Orlando Fals-Borda em parceria com Paulo Freire, onde os investigadores assumem o compromisso de enfrentar os problemas junto com os sujeitos no contexto local, investigando a realidade para transforma-la com ações de educação popular.

Resultados
Após 8 anos de trabalho conseguimos criar espaços para articulação de moradores e redes comunitárias com trabalhadores das redes públicas de educação, saúde e assistência social que atuam nos territórios. As ações coletivas intersetoriais baseadas nas artes e culturas possibilitaram uma estratégia de educação popular que integra promoção de saúde, formação política e desenvolvimento comunitário. O debate sobre as artes e a prática da mediação sociocultural na educação popular estimula o trabalho interprofissional e a formação de redes para enfrentamento de problemas locais. A Investigação-Ação Participativa induz o engajamento na luta contra processos de vulnerabilização social nas favelas.

Conclusões/Considerações
A participação em ações coletivas intersetoriais fortalece a autonomia dos sujeitos e mobiliza as redes comunitárias em torno da questão política local. A educação popular baseada em atividades artísticas contribui não só para a melhora da qualidade de vida nas favelas como proporciona experiências coletivas em torno de uma práxis concreta que favorece o engajamento em torno das lutas necessárias ao enfrentamento das desigualdades sociais.