21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC4.1 - CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL |
43244 - FÓRUM DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM SAÚDE MENTAL DA XII REGIÃO DE SAÚDE DE PERNAMBUCO JHONATA WILLIAN AMARAL SOUSA - ESPPE, MÔNICA DA SILVA PEREIRA - ESPPE, GABRIELA FARIAS NAZÁRIO DE OLIVEIRA - ESPPE, THAINÁ RAYANE BEZERRA LEMOS - ESPPE, MARIA GORETTI DOS SANTOS FEITOSA - ESPPE, THAÍS REGINA SOUTO GOMES - ESPPE, JULIANA CRISTINA BARRETO PEREIRA RODRIGUES - SES-PE, INGRID RAYANNE LINS DE OLIVEIRA - SES-PE, ISABÔ ÂNGELO BEZERRA RAMALHO - SES-PE, DANIELE UCHÔA BARROS ALVES - SES-PE
Período de Realização O fórum de experiências exitosas foi realizado no dia 27 de Maio de 2022.
Objeto da experiência Consiste no espaço de apresentação dos casos considerados exitosos para profissionais e usuários da Rede de Saúde Mental da XII Região de Saúde.
Objetivos Identificar as potencialidades presentes na atuação da Rede de Apoio Psicossocial dentro da Região de Saúde, fornecer informações acerca de casos em que a RAPS obteve êxito, sensibilizar profissionais e usuários sobre a importância da prática reflexiva cotidiana, com foco em sedimentar a Rede.
Metodologia Trata-se de um evento idealizado pelos profissionais da Gerência Regional de Saúde, realizado com os atores componentes do território (usuários e profissionais da RAPS na XII Região de Saúde), sediado na cidade de Goiana-PE. Ocorreu a apresentação de experiências consideradas exitosas utilizando meios digitais, orais e artísticos. O encontro utilizou estratégias que evidenciaram as potencialidades da Rede para incentivar o processo de trabalho da RAPS dentro da própria Região.
Resultados A RAPS encontra diversos desafios dentro XII Região de Saúde, porém conta com grandes potencialidades que foram descritas através do fórum, municípios componentes do território que não possuem Centro de Apoio Psicossocial se desdobram ofertando os serviços inerentes a esse estabelecimento, pactuando articulações com outras cidades que possuem o CAPS na Região. A atuação profissional frente aos casos escolhidos proporcionou evitar internamentos e promover a reintegração social dos usuários.
Análise Crítica É estimulante observar o funcionamento de uma Rede vasta e crucial como a RAPS, contrapondo as fragilidades existentes, assistir aos casos apontou para os recursos utilizados pelas pessoas que compõem essa Rede no território, utilizando alternativas para atingir os objetivos da RAPS apesar do subfinanciamento e da ausência de estrutura física. Vivenciar esse momento foi crucial para alertar sobre a dimensão dessa rede, e sobre o impacto que a execução adequada dela possui na vida das pessoas.
Conclusões e/ou Recomendações Portanto, é válido salientar a importância da realização de encontros dessa natureza para que se possa valorizar as potencialidades existentes nos territórios, bem como os recursos humanos presentes no processo, a fim de estimular os componentes da Rede na construção diária da mesma. A criticidade e as reivindicações por melhorias estruturais, sendo pactuadas nas instâncias, também se fazem necessárias no caminho para consolidação plena da RAPS.
|