Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC4.1 - CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL

41227 - RELATO DE EXPERIÊNCIA OFICINA FALA SÉRIO CAPSIJ: A PROMOÇÃO DE SAÚDE, PROTAGONISMO, REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
DÉBORA CRISTINA SAMPAIO DO VALLE - SMS/MARINGÁ-PR, RENATA ROSOLEM - SMS/MARINGÁ-PR, MARIA CLARICE SOUZA - SMS/MARINGÁ-PR, RAQUEL BARROS DE SOUZA - SMS/MARINGÁ-PR


Período de Realização
Iniciada em Fevereiro de 2020 - atravessada pela Covid19, se mantêm adaptada com ampliação 2021/2022

Objeto da experiência
Temas da Oficina: saúde mental, mercado de trabalho, sociabilidade, autonomia, protagonismo e participação social com adolescentes acima de 14 anos.

Objetivos
Objetiva promoção do cuidado em saúde mental do adolescente com vistas ao pertencimento, sociabilidade, protagonismo e mercado de trabalho incluindo a sensibilização a participação social. Organiza-se num espaço de fala, trocas e experiências, na construção coletiva de autonomia e projetos de vida.

Metodologia
Iniciada em Fevereiro de 2020, atravessada pela Covid19, foi retomada enquanto oficina por meio de atendimentos individuais em Agosto/2020 e em pequenos grupos em 2021. Neste ano de 2022, Fala Sério tem acolhido adolescentes com o foco de empoderamento, prospecção para o jovem aprendiz, discussão sobre a defesa do SUS e da participação social bem como o engajamento e apoio a luta antimanicomial. Os encontros acontecem semanalmente e incluem atividades extra CAPSiJ, com articulação intersetorial.

Resultados
Desde o ano de 2020 encaminhou ao mercado de trabalho cerca de 35 adolescentes, inseridos no programa Jovem aprendiz e trabalho protegido (PDC). No ano de 2022 já contabiliza cerca de 8 adolescentes inseridos no trabalho e pelo menos 25 adolescentes inscritos e acompanhados nos cursos do jovem aprendiz. Oportuniza discussão da participação social como direito garantido pelo SUS e sensibiliza a tomada de decisão e a avaliação de perspectivas de desenvolvimento pessoal, profissional e autonomia.

Análise Crítica
As oficinas demonstram ser espaço de orientações sobre os aspectos de pertencimento, saúde mental, sociabilidade, responsabilidade cidadã e interações sociais. Nesses dois anos de atuação acolhe os adolescentes do CAPSiJ com vistas ao encaminhamento para mercado de trabalho, cursos de capacitação e autonomia na participação dos espaços públicos. Para a viabilidade das ações a equipe multiprofissional oferta cuidado e articulações no território de forma intersetorial: família, escola, comunidade.

Conclusões e/ou Recomendações
A oficina Fala Sério CAPSiJ segue em constante processo de construção, assim acolhe a partir das demandas dos adolescentes, atualizações e formatações. O espaço atua como campo de empoderamento, fortalecimento e transita num ciclo de alcance de objetivos. Adolescentes incluídos no mercado de trabalho ou atividades na comunidade apresentam melhoras significativas, resultando na alta do CAPSiJ e possibilitando o acolhimento de novos adolescentes.