Sessão Assíncrona


SA3.39 - DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DA VIOLENCIA (TODOS OS DIAS)

42729 - ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
RAISA REBECA DA SILVA BATISTA - UESC, MARCIA MARIA VENDICIANO BARBOSA VASCONCELOS - UEFPE


Apresentação/Introdução
A violência contra a mulher é um problema de saúde pública que intersecciona diversas áreas do conhecimento. É decorrente de variantes sociais quase sempre pautadas nas desigualdades de gênero e poder. Isso gera sinais e sintomas que ecoam na saúde da mulher como um todo. Os profissionais de saúde são um dos primeiros a ter contato com essas vítimas, apresentando, dessa forma, papel estratégico.

Objetivos
Analisar a assistência multiprofissional em saúde prestada às mulheres vítimas de violência no Brasil. Visando identificar as estratégias de cuidado prestadas pelas equipes de saúde, e descrever as dificuldades encontradas pelos profissionais.

Metodologia
Foi realizado pesquisas nas bases de dados da Biblioteca Científica Eletrônica (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS) e MEDLINE (PubMed) no recorte temporal dos últimos cinco anos, de 2016 a 2021. Utilizando os seguintes Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) e (MeSH): violência contra a mulher; Atenção Integral à Saúde; Equipe de Assistência ao Paciente e Saúde da Mulher. Tais termos foram combinados por meio do operador booleano AND, e resultou em 95 publicações, das quais 10 foram selecionadas. Foram excluídos trabalhos que: abordavam parcialmente o tema; não obedeciam ao recorte temporal; se repetiam; ou restringiam o tema a idade, ou tipo de violência.

Resultados
Entre os estudos selecionados, houve concordância acerca das dificuldades encontradas na articulação de uma rede de apoio às mulheres vítimas de violência, o que ocorre tanto nas unidades de saúde como em relações intersetoriais. Também se observou que entre os tipos de violência, a física e a psicológica apresentam maior prevalência. Já na violência sexual, os menores índices parecem estar atrelados a casos subnotificados. Além disso, a maioria dos atos de violência ocorrem em ambiente domiciliar cometidos pelo cônjuge e geralmente associados ao uso de álcool e outras drogas. A busca da vítima por serviços de saúde, se dá por fatores secundários oriundos dos atos de violência.

Conclusões/Considerações
Conclui-se que os profissionais de saúde reconhecem a importância do atendimento direcionado às vítimas de violência e a multidisciplinaridade é bem difundida principalmente na atenção primária. Porém, devido falta de tempo, de espaço adequado e/ou de informação sobre condutas clínicas e serviços de encaminhamento, essa rede de atenção tem sido prejudicada, não realizando, dessa forma, o atendimento adequado às mulheres vítimas de violência.