SA3.38 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE? INTEGRAÇÃO E APRENDIZADOS (TODOS OS DIAS)
|
44846 - EXPERIÊNCIA DE EXPANSÃO DE REDE DE CENTROS DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (REDE CIEVS) JÉSSICA PROCÓPIO DE QUADROS - MINSITÉRIO DA SAÚDE, GILMARA LÚCIA DOS SANTOS - MINSITÉRIO DA SAÚDE, PEDRO HENRIQUE PRESTA DIAS - MINSITÉRIO DA SAÚDE, JANAINA SALLAS - MINSITÉRIO DA SAÚDE, DANIELA BUOSI ROHLFS - MINSITÉRIO DA SAÚDE
Período de Realização Estudo contempla o período de 2020 a 2022: processo de ampliação e fortaleciemnto da Rede CIEVS
Objeto da experiência Ampliação e fortalecimento da Rede CIEVS e operacionalização da Vigilância, Alerta e Resposta para as emergências em Saúde Pública, a luz do RSI.
Objetivos Descrever o processo conduzido pelo Ministério da Saúde de ampliação da Rede CIEVS a partir da Emergência da covid-19, legados implantados e processo de operacionalização dos dispositivos nacionais e internacionais, para futuras emergências.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo com análise de série de documentos e informações sobre a Rede CIEVS, no período de 2020 a 2022, com identificação de estruturas, processos e resultados que culminaram na estruturação e conformação atual.
Resultados Identifica-se no ano de 2020 um aumento de 134%, de 55 unidades pré-existentes passam a existir 129. No ano de 2021, foi realizado um segundo processo de expansão, passando a rede a 164 unidades, um aumento acumulado de 198%. Além disso, houve o processo de qualificação com a disponibilização de cursos, seminários, simulados e workshop, provimento de materiais e pessoal, e, avaliação externa no ano de 2021, com o ciclo de visitas nas 129 unidades existentes.
Análise Crítica O principal ganho observado neste processo é a Garantia de cobertura das ações de vigilância, alerta e resposta em todo o território nacional. Os CIEVS estão subdivididos em tipologias, para facilitar o olhar nos territórios de saúde e vasta cobertura da estratégia de vigilância das Emergências. Cabe também o destaque em relação a aproximação da atuação nos três níveis da federação e articulação com a saúde indígena, representando grande ganho para a saúde pública do Brasil.
Conclusões e/ou Recomendações A Rede CIEVS pode ser vista de duas formas: enquanto instrumento de operacionalização do RSI e grande potência para operacionalização de princípios e diretrizes de Sistema Único de Saúde e da Política Nacional de Vigilância em Saúde, estes são os caminhos para saúde integral da população. Outrossim, oportunizou a estruturação de processos estratégicos para preparação, vigilância, alerta e resposta à eventos de saúde pública.
|