SA3.38 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE? INTEGRAÇÃO E APRENDIZADOS (TODOS OS DIAS)
|
44237 - DIVULGANDO MÉTODO DE SENSIBILIZAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NA INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DOS CASOS DE SARAMPO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. AMANDA MENELEU MARQUES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MONICA AGOSTINHO DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, FLAVIO DIAS DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, ANA CAROLINA CARDOSO ARRUDA CARVALHO DE MOURA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, WÁLRIA DIAS MACHADO TOSCHI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, GLEYCIMARA CARDOSO SANTOS DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, JULIANA DIAS VIEIRA LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARCIA SANDRE COELHO COUTINHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, DANIELLE AMARAL DE FREITAS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, CAROLINE SILVEIRA SANTOS CYRIACO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização 2022
Objeto da experiência Ferramentas de sensibilização, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas na investigação de casos suspeitos de Sarampo.
Objetivos Apresentar as ferramentas desenvolvidas pela vigilância epidemiológica para a sensibilização, monitoramento e avaliação das investigações de campo, de casos suspeitos de sarampo, realizadas pelas equipes de saúde.
Metodologia Uso de ferramentas de sensibilização para auxiliar as unidades, a partir da definição de uma tríade, apelidada de método 247, card com disseminação rápida de informação para realização das atividades, em 72 horas;(b) Monitoramento através da digitação dos casos;(c) Construção de linhas do tempo para avaliação do processo investigativo, apontando eventuais fragilidades;(d) Realização de oficinas educativas, discutindo inconformidades, impactando nos indicadores operacionais de oportunidade.
Resultados À partir da ferramenta de sensibilização criada, a rede assistencial de saúde tem utilizado o material para as ações estratégicas de investigação de campo. Também tem sido utilizado como base para as capacitações locais, sendo cada vez mais referência nas atividades. Quanto mais rápido for deflagrado o processo de investigação, inclusive com a identificação de suscetíveis, maior o impacto na contenção da doença.
Análise Crítica A vigilância epidemiológica do sarampo bem como a de outras doenças de notificação compulsória imediata são atividades dinâmicas e necessita de processos coesos, alinhados, sequenciais e oportunos para mitigação, redução e prevenção de novos casos. Olhar para todas as etapas desse processo reduz os danos das doenças, diminui a fragilidade e permite que os indicadores operacionais, importantes ferramentas, impactem na contenção do adoecimento de expostos.
Conclusões e/ou Recomendações O MRJ vem apresentando uma mudança no ciclo epidêmico dos casos de sarampo no município, deixando a característica de surto para casos esporádicos de sarampo. Com o retorno ao acesso às unidades de saúde, das campanhas de vacinação contra o sarampo inclusive, se faz necessário um olhar para as ações das equipes de saúde que estejam voltadas para a prevenção, controle, mitigação e redução de danos de forma oportuna e exitosa.
|