SA3.38 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE? INTEGRAÇÃO E APRENDIZADOS (TODOS OS DIAS)
|
42420 - VIGILÂNCIA DA PÓS – COMERCIALIZAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA: PANORAMA DAS NOTIFICAÇÕES DE QUEIXAS TÉCNICAS E EVENTOS ADVERSOS DE 2019 A 2021 GÊNOVA DA SILVA CARVALHO - SANITARISTA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA BAHIA, MOUNA CRISTIENNE RODRIGUES FARIAS - SANITARISTA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA BAHIA, ANDERSON SILVA OLIVEIRA - FARMACÊUTICO DA DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA BAHIA, EMANOEL BONFIM SANTOS GALVÃO - ENFERMEIRO DA DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA BAHIA, LUCIVALDO DE CARVALHO ALVES - AUXILIAR DE ENFERMAGEM DA DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA BAHIA, KEILA FERNANDA GUERRA SILVA - SANITARISTA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA BAHIA, RITA DE CÁSSIA DE JESUS ROCHA - ENFERMEIRA DA DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA BAHIA
Período de Realização Estudo realizado de abril a maio de 2022
Objeto da experiência Notificações da Vigilância da pós comercialização realizadas no estado da Bahia.
Objetivos
Apresentar o panorama das notificações de queixas técnicas (QT) e eventos adversos (EA), no estado da Bahia, nos anos de 2019 a 2021.
Metodologia Foi realizado busca no Sistema NOTIVISA das notificações de Queixas Técnicas e Eventos Adversos de produtos para saúde (kit diagnóstico in vitro, artigos e equipamentos médico-hospitalares), sangue e hemocomponentes, medicamentos, cosméticos e saneantes, lançados pelos estabelecimentos de saúde da Bahia no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021. Estes dados foram tabelados no Excel® por tipo de notificação e por área de produto.
Resultados Neste período foram feitas 7849 notificações, 35,8 foram QT e 64,2% foram EA. Do total de notificações, 55,3% são relacionadas a farmacovigilância, 22,9% relacionados a tecnovigilância, 21,1% a hemovigilância e 0,6% correspondendo a cosméticos e saneantes. Analisando as notificações anualmente, observa-se que em 2019 foram notificadas 2.641; 2.247 em 2020 e 2.961 em 2021. Pode-se observar um crescimento das notificações de queixa técnica e de eventos adversos na área de medicamentos.
Análise Crítica
O aumento do número de notificações relacionadas a medicamentos deve-se ao fato das notificações de queixas-técnicas associadas a vacinação para a prevenção da Covid-19, especialmente no ano de 2021, sendo observado também um incremento no número de estabelecimentos notificantes. Chama-se atenção para o número baixo de notificação de cosméticos e saneantes, que apesar do aumento do consumo destes produtos durante este período, não foram observados incrementos de notificações no referido sistema.
Conclusões e/ou Recomendações
O aumento das notificações de QT e EA na área de medicamentos está associado à notificação de eventos adversos relacionados às vacinas da COVID-19. Nas demais áreas não houve variação significativa em relação aos anos anteriores. Destaca-se que o acompanhamento através do NOTIVISA possibilita desenvolver a VIGIPÓS como aporte às ações regulatórias sanitárias de controle e gerenciamento de risco, garantindo proteção e segurança à saúde pública.
|