SA3.37 - DOENÇAS TRANSMISSIVEIS: VIGILANCIA , GESTÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
44329 - AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE CONTROLE DA MALÁRIA EM MINAS GERAIS ANA PAULA MENDES CARVALHO - SES/MG, ANDREZA MADEIRA MACARIO - FIOCRUZ, NATÁLIA CRISTINA CARDOSO FREITAS - SES/MG, JOSILENE PEREIRA COSTA - SES/MG, ALINE APARECIDA THOMAZ PEREIRA - SES/MG, MARIANA GONTIJO DE BRITO - SES/MG
Apresentação/Introdução A malária representa um grave problema global de saúde pública. No Brasil, sua magnitude está relacionada a elevada incidência e ao potencial de gravidade clínica, com maior letalidade na região extra-amazônica. A avaliação do sistema de vigilância de malária de Minas Gerais possibilitará melhor compreensão das atividades e contribuirá para a reestruturação das ações do programa de controle.
Objetivos
Avaliar o sistema de vigilância de malária no estado de Minas Gerais por meio os atributos qualidade dos dados, oportunidade, simplicidade e representatividade e propor recomendações para o aprimoramento das ações do programa de controle.
Metodologia Realizou-se avaliação do sistema de vigilância de malária de acordo com as Diretrizes para Avaliação de Sistemas de Vigilância em Saúde Pública do Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Avaliou-se o preenchimento dos campos da ficha de notificação/investigação; a coerência de registros dos campos que apresentam relação entre si; a oportunidade de diagnóstico e tratamento; o número de campos da ficha de notificação/investigação, as ações do programa de controle; o perfil epidemiológico. Foram considerados os casos notificados de 2010 a 2019, no Sistema de Informações de Agravos de Notificação. O tratamento e a análise dos dados foram realizados por meio do Excel® e EpiInfo®.
Resultados Entre 2010 e 2019, foram notificados 2.855 casos suspeitos de malária. A completude variou de muito ruim a boa entre campos essenciais e de regular a excelente entre campos obrigatórios. A consistência variou de 84,3% a 100%. A oportunidade de realização de diagnóstico e tratamento em tempo adequado foi mais elevada a partir do acesso do paciente ao serviço de saúde em relação à data de início de sintomas. O encerramento das notificações foi oportuno em 85% dos casos. O sistema de vigilância de malária em Minas Gerais pode ser classificado como complexo, considerando as especificidades das etapas a serem realizadas e a heterogeneidade observada no desenvolvimento das ações nos territórios.
Conclusões/Considerações Pode-se considerar que o sistema de vigilância de malária captou de forma adequada os casos da doença em Minas Gerais. Conclui-se que a qualidade dos dados foi boa, a oportunidade média foi regular, o sistema é considerado complexo e representativo dos casos de malária.
|