SA3.37 - DOENÇAS TRANSMISSIVEIS: VIGILANCIA , GESTÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
44328 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA NOTIFICAÇÃO DAS PESSOAS EM TRATAMENTO DA INFECÇÃO LATENTE PELO M. TUBERCULOSIS (ILTB), NITERÓI, RJ LÚCIA DE FÁTIMA CARVALHO BARBOSA - FMS- NITEROI, BEATRIZ SALARI BORTOLOT - FMS- NITEROI, ANA LÚCIA FONTES EPPINGHAUS - FMS- NITEROI
Período de Realização A implantação do Sistema de Informação ILTB no município de Niterói iniciou no ano de 2021.
Objeto da experiência Incorporação do Sistema de Informação ILTB.
Objetivos Descrever a implantação do Sistema de Informação ILTB no município de Niterói, Rio de Janeiro.
Metodologia Estudo descritivo sob a forma de relato de experiência ocorrido em Niterói, RJ. Em 2021, o município iniciou a implantação do Sistema de Informação ILTB. Treinamento online oferecido pelo Estado do RJ e pelo Ministério da Saúde (MS) proporcionou a capacitação dos técnicos do Programa de Tuberculose municipal (PCT-Niterói) para apresentar e orientar quanto à utilização do Sistema IL-TB. Esforços vem sido feitos pelo PCT-Niterói para fortalecimento da Vigilância da ILTB no município.
Resultados Para implantação do Sistema IL-TB e aperfeiçoamento da Vigilância da ILTB, o PCT-Niterói vem desenvolvendo capacitação para os profissionais da rede para manejo e notificação das pessoas em tratamento da ILTB, elaboração de nota informativa sobre a atualização das recomendações do tratamento da ILTB, acompanhamento das notificações e inclusão no sistema, qualificação crítica das variáveis do sistema de informação, avaliação da completitude e produção dos dados.
Análise Crítica Ressalta-se aqui a importância do Sistema IL-TB como uma importante ferramenta de Gestão.
Conclusões e/ou Recomendações Foi possível desenvolver análises e registrar no Boletim Epidemiológico da Tuberculose, publicado recentemente pelo Município. Além disso, o estímulo frente aos profissionais da Rede sobre a importância da estratégia de cuidado da ILTB, como um benefício médio a longo prazo para quebrar a cadeia de transmissão da doença e diminuir, futuramente, a incidência da tuberculose no Município.
|