Sessão Assíncrona


SA3.37 - DOENÇAS TRANSMISSIVEIS: VIGILANCIA , GESTÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)

40377 - INVESTIGAÇÃO DE CASO SUSPEITO DE SARAMPO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
JESSYCA MOREIRA MACIEL - URCA, MARIANA CRUZ OLIVEIRA - URCA, JOSÉ ANDRÉ MATOS LEAL - URCA, MARIA DE FÁTIMA SOUSA BARROS VILARINHO - URCA, MILANA CORREIA CUNHA - HMA, HERIKA RODRIGUES FEITOSA - ESF/ACOPIARA, VALDILIA RIBEIRO DE ALENCAR ULISSES - URCA, OZEIAS PEREIRA DE OLIVEIRA - URCA, CAIK FERREIRA SILVA - URCA, TONNY MEDEIROS ALVES - URCA


Período de Realização
A experiência ocorreu no mês de maio de 2022.

Objeto da experiência
Visita domiciliar realizada por uma equipe de atenção primária para investigação de caso suspeito de sarampo.

Objetivos
Relatar a experiência do processo de investigação de um caso suspeito de sarampo desenvolvida por uma equipe de atenção primária junto aos residentes multiprofissionais em saúde coletiva.

Metodologia
Trata-se de um estudo de relato de experiência fruto do processo de vivências e reflexões críticas acerca da investigação de caso suspeito de sarampo identificado em um município do interior do Ceará. A investigação foi realizada através de visita domiciliar, que teve a participação da enfermeira da estratégia de saúde da família e dos residentes em saúde coletiva.

Resultados
O caso suspeito foi uma criança que apresentou febre, exantema maculopapular, tosse e coriza. Foi realizada notificação pela médica na ESF e coleta de biologia molecular. Na visita domiciliar ocorreu identificação dos contatos, verificação da situação vacinal, avaliação clínica e foram dadas orientações sobre surgimento de sinais e sintomas. Inicialmente a família apresentou resistência para vacinação de bloqueio com tríplice viral, mas com conversa e sensibilização a equipe conseguiu realizar.

Análise Crítica
Os conhecimentos adquiridos durante a vivência estimularam discussões e definições de estratégias de vigilância em saúde contra o sarampo, principalmente tendo em vista que voltam a ser registrados casos da doença no Brasil. É de grande importância reforçar as ações de prevenção das doenças exantemáticas e sensibilizar a população sobre a importância da vacinação, principalmente para casos prioritários.

Conclusões e/ou Recomendações
É de fundamental importância que os residentes em saúde coletiva participem das ações de investigação, notificação e prevenção das doenças exantemáticas, assim como busquem o aprofundamento sobre essas doenças para promover espaços de educação em saúde e criação de novos projetos de atuação na comunidade, na busca de amenizar a ocorrência de epidemias.