Sessão Assíncrona


SA3.37 - DOENÇAS TRANSMISSIVEIS: VIGILANCIA , GESTÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)

38967 - ADEQUAÇÃO DOS REGISTROS DOS TESTES RÁPIDOS: UM OLHAR SOBRE O CORRETO PREENCHIMENTO NO PEC EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN
DIANA PESSOA SILVA FREIRE - GRADUAÇÃO EM MEDICINA - UFRN, REGINA TAIS DA SILVA - GRADUAÇÃO EM MEDICINA - UFRN, LETÍCIA GOES DA SILVA - SMS-NATAL/RN, JOSÉ ADAILTON DA SILVA - DSC/UFRN, RAFAEL RODOLFO TOMAZ DE LIMA - DSC/UFRN, BÁRBARA SUELLEN FONSECA BRAGA - DSC/UFRN


Período de Realização
Nos meses de outubro a novembro de 2021.

Objeto da experiência
Atuação da equipe de Saúde da Família (eSF) no uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em uma Unidade Básica de Saúde do município de Natal/RN.

Objetivos
Geral: Adequar o registro de testes rápidos pela eSF no PEC em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Natal/RN.
Específicos: padronizar o registro de testes rápidos no PEC; capacitar as eSF no uso do PEC para cumprimento dos indicadores do Previne Brasil na Atenção Primária à Saúde (APS).

Metodologia
Realizou-se entrevistas com os profissionais da UBS, em que foi verificado não existir protocolo para a utilização do PEC. Após análise do Previne Brasil, observou-se o indicador “proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV”, com resultados baixos na UBS, divergindo do número real apurado. Então, construiu-se um infográfico com as etapas de colocação dos exames dos testes rápidos no PEC e treinou-se a equipe para a realização adequada da tarefa.

Resultados
Ao final, obteve-se um material impresso em papel A3, plastificado, com todos os passos necessários à inserção dos exames de testes rápidos no sistema PEC. Além disso, é um material para consulta rápida aos códigos correspondentes a esses exames para facilitar e agilizar a alimentação dos dados pela equipe, como forma de evitar o sub registro. Para a entrega desse infográfico e apresentação à UBS, foi realizado treinamento individual com os responsáveis pela inserção dos dados no sistema.

Análise Crítica
Para o planejamento em saúde são indispensáveis dados fidedignos sobre os usuários do SUS, pois correspondem à base de ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Principalmente na APS, para análise do perfil epidemiológico da população adscrita e o devido financiamento das atividades desenvolvidas. Ademais, a forma de obtenção desses dados transpassa a incorporação de tecnologias e a formação profissional. Assim, a intervenção teve potencial de auxiliar uma melhor gestão da APS no SUS.

Conclusões e/ou Recomendações
A intervenção teve boa receptividade pelos profissionais. Além disso, foi pactuado que as pessoas que participaram da ação serão multiplicadores do projeto para os demais funcionários e estagiários que não estavam presentes. Serão usadas as reuniões de equipes para essa continuidade da intervenção, com consequente foco para despertar uma maior atenção sobre a importância da exatidão dos dados nos Sistemas de Informação em Saúde.