Sessão Assíncrona


SA3.36 - OLHARES SOBRE A TUBERCULOSE E HANSENIASE E SEUS DESAFIOS (TODOS OS DIAS)

42243 - AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA LABORATORIAL DA TUBERCULOSE NO ESTADO DA BAHIA NO PERÍODO DE 2019 E 2020
MARIANA NOSSA ARAGÃO - LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA PROFº GONÇALO MONIZ (LACEN/BA), ARABELA LEAL E SILVA DE MELLO - LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA PROFº GONÇALO MONIZ (LACEN/BA)


Apresentação/Introdução
A tuberculose é um sério e desafiador problema de saúde pública mundial e o Brasil ainda permanece entre os trinta países de alta carga, sendo considerado como prioritário para o controle da doença no mundo. Os dados laboratoriais da TB são essenciais para recomendar ações de controle e tomada de decisões e necessitam estar organizados de forma integrada através de sistemas de informação robustos.

Objetivos
Avaliar o sistema de Vigilância Laboratorial da TB na Bahia no período de 2019-2020 e os objetivos específicos: avaliar o sistema em relação ao atributo qualitativo qualidade dos dados e os atributos quantitativos representatividade e oportunidade.

Metodologia
Estudo de caráter avaliativo analisando os atributos qualidade dos dados, oportunidade e representatividade (critérios CDC). A qualidade dos dados foi avaliada quanto à completitude das variáveis raça/cor, sexo, data de nascimento, nome da mãe, data dos 1º sintomas, endereço e bairro. Quanto à oportunidade, foi estimado o tempo de recebimento da amostra e a liberação do resultado (oportuna se acessível em até 48h). Para a análise da representatividade, foi realizada comparação da distribuição de exames positivos por sexo, faixa etária e raça/cor entre os dados do GAL e os descritos na literatura científica. Foram empregadas estatísticas descritivas, utilizando Microsoft Excel® e Epi Info®.

Resultados
Na qualidade dos dados, as variáveis foram categorizadas quanto ao percentual de completitude: sexo (99,6%) e data de nascimento (99,98%) classificados como excelente; nome da mãe (77,7%) (regular) e raça/cor, data dos 1º sintomas, endereço e bairro variando entre 16,4% e 63,9% (ruim). A MCD foi de 64,6%, resultando em uma completitude de dados ruim. Para a avaliação de oportunidade, verificou-se que a média dos dois anos indica que 63,1% dos exames foram liberados em até 48h (ruim). O tempo médio para liberação do exame foi de 3,4 dias e a mediana é de um dia. Na análise da representatividade, foi avaliado como representativo em comparação com outros sistemas.

Conclusões/Considerações
O sistema de Vigilância da TB mostrou-se qualificado para atender satisfatoriamente o quesito da representatividade, porém, foram identificadas necessidades de aprimoramento, principalmente na completitude dos dados e oportunidade. Faz-se necessário a descentralização de execução da baciloscopia para Atenção Básica dos municípios e a utilização do GAL por todos os municípios, como forma de integração das informações em saúde em nível estadual.