Sessão Assíncrona


SA3.36 - OLHARES SOBRE A TUBERCULOSE E HANSENIASE E SEUS DESAFIOS (TODOS OS DIAS)

41829 - UM OLHAR DIRECIONADO À TUBERCULOSE NOS MUNICÍPIOS DA V UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
RITA DE CASSIA MUNIZ CUNHA - V URSAP/RN


Período de Realização
O trabalho foi realizado no período de janeiro à agosto de 2021.

Objeto da experiência
Identificar casos de Tuberculose antes de um agravamento de saúde, pois é uma doença altamente contagiosa e precisa ser notificada em tempo oportuno.

Objetivos
Relatar sobre um Plano de Intervenção desenvolvido com ações para melhoria da busca, diagnóstico, tratamento e notificação da Tuberculose em tempo oportuno nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios da 5ª Região de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (RN).

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a construção de um Plano de Intervenção realizado na Atenção Primária à Saúde (APS) com foco na Tuberculose. O Plano partiu de um diagnóstico situacional realizado no território e foi aplicado através de encontros no formato remoto e presencial durante o período de março a julho de 2021, com a participação dos coordenadores da APS e profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) dos municípios da 5ª Região de Saúde.

Resultados
Observou-se após uma análise epidemiológica uma subnotificação desse agravo, em virtude da alta rotatividade de profissionais, ausência de integração da equipe de saúde e também da gestão, principalmente com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A partir do diagnóstico, foi criado o plano de intervenção afim de sensibilizar os profissionais para um olhar mais apurado na busca ativa dos casos de Tuberculose, melhora das notificações, estratégias de busca e ações de Educação Permanente em Saúde.

Análise Crítica
A ausência das notificações relacionadas à Tuberculose chama atenção para alguns pontos que devem ser abordados e discutidos para melhoria da assistência à saúde dentro do território, haja vista que têm um impacto negativo, culminando em subnotificação de casos e uma grande fragilidade na APS. Diante da proposta de intervenção, veio o questionamento: será que a notificação não está sendo inserida no sistema ou a busca ativa não está acontecendo realmente?

Conclusões e/ou Recomendações
A intervenção mostrou-se de grande relevância para o aprimoramento e sensibilização dos profissionais de saúde dos 21 municípios da V URSAP, de forma que eles se sintam parte integrante e indispensável no processo do cuidado com foco na tuberculose. Já se observa uma melhora nas notificações de casos a nível de sistema, o que indica a busca ativa acontecendo e uma melhora na execução das ações com a integração da APS e as Vigilâncias em Saúde.