Sessão Assíncrona


SA3.35 - DESAFIOS DA VIGILANCIA E ATENÇÃO À SÍFILIS (TODOS OS DIAS)

40323 - IMPLANTAÇÃO DOS COMITÊS MUNICIPAIS DE TRANSMISSÃO VERTICAL DE HIV, SÍFILIS E HTLV NA 4ª REGIÃO DE SAÚDE DO RN
JOSÉ EDER DE MEDEIROS ALVES - SESAP, CAMILA MATIAS DO NASCIMENTO - SESAP, IRANMIL GUEDES DA SILVA - SESAP, RENATA OLÍVIA GADELHA ROMERO - SESAP


Período de Realização
O período de realização foi de agosto de 2021 à abril de 2022.

Objeto da experiência
Enfrentamento do alto número de transmissões congênitas na 4ª região de saúde do Rio Grande do Norte.

Objetivos
O objetivo é reduzir a transmissão vertical da sífilis, do HIV, das hepatites virais B e C e do HLTV na gestação, no parto e no puerpério, na 4ª região de saúde do estado do RN além de fortalecer a Rede de Atenção à Saúde e as linhas do cuidado.

Metodologia
As ações foram estabelecidas a partir de análise epidemiológica da transmissão vertical na 4ª região de saúde do RN. Em seguida foi apresentado o Plano Estadual de Transmissão Vertical na Comissão Intergestores Regional (CIR) e estabelecido a implantação dos Comitês Municipais de TV. Posteriormente foram realizadas capacitações sobre a implantações nos municípios.

Resultados
Após os momentos de capacitações foram implantados 11 comitês municipais de Transmissão Vertical na 4ª região de saúde do RN, sendo que esses comitês já investigaram após o curto período de implantação 6 casos de transmissão vertical por sífilis em seus municípios.

Análise Crítica
A iniciativa foi de suma importância uma vez que proporcionou os municípios realizarem investigações dos casos de transmissões verticais avaliando as possíveis falhas no pré-natal das gestantes na Atenção Primária a Saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
A implantação dos comitês municipais de Transmissão Vertical nos municípios da 4ª região de saúde do Rio Grande do Norte trouxe análise crítica das ações de pré-natal na Atenção Primária por parte dos municípios, possibilitando a redução na taxa de transmissão vertical em toda a região de saúde.