SA3.34 - INOVAÇÕES E BARREIRAS NA ATENÇÃO AO PARTO E PUERPÉRIO (TODOS OS DIAS)
|
44924 - MELHORIA DA QUALIDADE DA ATENÇÃO OBSTÉTRICA E NEONATAL NO RIO GRANDE DO NORTE SAMARA PEREIRA DANTAS LEMOS - UFRN, TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO - UFRN
Apresentação/Introdução O cuidado obstétrico se reveste de grande importância ao considerarmos o elevado número de pacientes envolvidos (mãe e bebê), a alta frequência do procedimento e altos índices da morbimortalidade materna e infantil associados ao parto. A morbimortalidade pode ser prevenida com uma assistência de qualidade e segura. São necessárias medidas que garantam a melhoria da qualidade do cuidado no parto.
Objetivos O objetivo do estudo é aumentar a adesão às boas práticas no parto em maternidades públicas do Estado do Rio Grande do Norte (RN).
Metodologia Trata-se de um estudo quase-experimental de intervenção, com um ciclo de melhoria em uma maternidade pública de referência regional do Rio Grande do Norte, com as etapas: Identificação das causas para baixa realização de boas práticas com produção do Diagrama de Causa e Efeito; elaboração do Diagrama de Afinidades e elaboração do diagrama de Gantt. O estudo envolve a conformidade dos indicadores de Eventos Adversos e Boas Práticas, com análise retrospectiva, de 108 prontuários, de janeiro de 2022. Selecionados por amostragem aleatória sistemática. Significa 108 partos e 216 pessoas (binômio mãe-filho). A análise foi descritiva.
Resultados Foram identificados múltiplos fatores que contribuem para a baixa ocorrência boas práticas, em sua maioria ligados ao processo de trabalho e educação permanente. Pode-se observar itens como pouco estímulo às boas práticas, partograma não institucionalizado, contato pele a pele não realizado, clampeamento oportuno não institucionalizado, falta de capacitação em boas práticas, ausência de protocolos, sobrecarga de trabalho, oportunidade de melhoria no registro dos prontuários, entre outros. O diagrama de Afinidades uniu um conjunto de ações, com o Diagrama de Gantt, ambos elaborados com a equipe do serviço, para intervir na realidade encontrada e aumentar a adesão às boas práticas no parto.
Conclusões/Considerações Espera-se que o estudo contribua para o estratégias de envolvimento da equipe aumento das Boas Práticas, identificação de problemas de qualidade na atenção ao parto, na melhoria da qualidade da atenção ao parto e desempenho dos serviços obstétricos, fundamentados na monitorização das Boas práticas e Eventos Adversos, para que possa tornar o parto mais humanizado, seguro e efetivo no SUS do Rio Grande do Norte
|