Sessão Assíncrona


SA3.34 - INOVAÇÕES E BARREIRAS NA ATENÇÃO AO PARTO E PUERPÉRIO (TODOS OS DIAS)

44494 - PROCESSO DE ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO PARA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA EM HOSPITAIS PRIVADOS NO BRASIL.
DÉBORA CECILIA CHAVES DE OLIVEIRA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA/FIOCRUZ, ELYNE MONTENEGRO ENGSTROM - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA/FIOCRUZ, ANDREZA RODRIGUES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, JACQUELINE ALVES TORRES - IHI


Apresentação/Introdução
Resultados de saúde insatisfatórios, como altas taxas de cesáreas no setor privado brasileiro, exigem soluções sofisticadas com grande potencial inventivo, como o Projeto Parto Adequado. No setor privado, a cesariana é responsável por 83% dos nascimentos, uma estatística que não corresponde à indicação de segurança da OMS de 10-15% ou mesmo a taxa de cesárea ajustada para o Brasil de 25-30%.

Objetivos
Este estudo teve como objetivo analisar o processo decisório de gestores e líderes assistenciais para adesão ao PPA.

Metodologia
O estudo Nascer Saudável é uma pesquisa avaliativa que utilizou métodos mistos para avaliar a implantação e os efeitos do Projeto Parto Adequado em 12 hospitais participantes do projeto. Oito dos 12 hospitais foram selecionados para uma abordagem qualitativa. Entrevistou-se 10 gestores e 24 líderes assistenciais durante o período de julho a outubro de 2017. As entrevistas foram transcritas e os dados foram sistematizados por meio do software MaxQda, com Análise de Conteúdo Temática. Utilizamos as concepções da Difusão da Inovação como referência teórico-analítica.

Resultados
Os principais motivos da adesão ao PPA foram a ausência de outros projetos de melhoria da qualidade nos serviços privados brasileiros com intervenções multifacetadas; status social e de mercado por participar do PPA; compromisso com a qualidade do cuidado; e a possibilidade de reformas estruturais relacionadas à implantação do projeto. Além disso, convidar agentes de influência dos hospitais a conhecerem quais eram os objetivos e as intenções do projeto antes da adesão, foi considerado uma estratégia importante para motivar os hospitais.

Conclusões/Considerações
Construções sociais, culturais e econômicas motivaram a adesão ao projeto. A estratégia de convite utilizada pela coordenação do Projeto Parto Adequado, por meio de membros socialmente respeitados no Brasil, como os profissionais médicos, foi muito valorizada pelas lideranças da equipe hospitalar e incentivou a adesão ao projeto.