SA3.34 - INOVAÇÕES E BARREIRAS NA ATENÇÃO AO PARTO E PUERPÉRIO (TODOS OS DIAS)
|
44362 - TRABALHADORAS DA SAÚDE, AGENTES DA HUMANIZAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DO I ENCONTRO NACIONAL DE DOULAS NO SUS MORGANA ENEILE TAVARES DE ALMEIDA - EPSJV/FIOCRUZ, BIANCA BORGES DA SILVA LEANDRO - EPSJV/FIOCRUZ
Período de Realização Realizado entre 27 e 29 de maio de 2021, on-line via Youtube e ZOOM.
Objeto da experiência Fomentar o compartilhamento e trocas sobre a atuação da Doula no SUS; e sistematizar informações e subsídios para a atuação político-institucional.
Objetivos Identificar as ações já existentes no SUS, realizadas diretamente ou indiretamente por/com Doulas, através do levantamento de projetos, programas e ações, posteriormente foram apresentadas em 4 mesas e 9 rodas de experiências, sistematizadas em 3 oficinas de subsídios para a atuação comum e futura.
Metodologia Encontro desenvolvido em 4 etapas:
- (Re)conhecendo as doulas e ações em curso no SUS – coleta aberta ao público (março/2021)
- Rodas de experiência no SUS – inscrições de/para Doulas (abril/2021), com 41 trabalhos aprovados.
- Realização do I Encontro Nacional de Doulas no SUS com mesas referenciando diferentes frentes de atuação.
- Difusão dos resultados apresentados através de carta pública e mídias diversas e desdobramento de produtos como publicação em Ebook e audiovisual – (2021 até 2023)
Resultados O evento envolveu 1161 pessoas inscritas diretamente com diferentes perfis de profissionais de todas as regiões do país. Realizado totalmente on-line, contou com adesão substancial de 21 convidadas para as mesas que evidenciaram as vozes e presenças, a forma de trabalho, o processo formativo e as perspectivas de futuro para um presente já existente. Os 41 trabalhos selecionados foram analisados por uma Comissão Científica com 19 membros doulas e profissionais relacionados. Culminando em 3 oficinas cujo resultado indicaram o conjunto de 22 considerações para a inserção das Doulas no SUS
Análise Crítica Tratou-se da importância do papel da doula, porém, contraditoriamente, do afastamento e dificuldades de atuação no cenário, apontando-se a diferença quando da inserção.
É importante pensarmos nos caminhos para a construção de políticas públicas que acolham as necessidades das populações diversas com doulas para todas e todes. Foi considerado ainda o impacto financeiro, uma vez que a atuação da doula traz economia ao diminuir o tempo de trabalho de parto, o tempo de internação e intervenções.
Conclusões e/ou Recomendações O evento teve grande envolvimento entre gestores de diversos âmbitos, profissionais doulas e interessados no tema, potencializando a realização de novas ações e programas com/de/para Doulas e em diferentes frentes de atuação no SUS, desde a atenção primária, a rede hospitalar até articulação e controle social, contida na Carta final. Parte do processo de participação está refletido no mural https://padlet.com/doulasnosusfiocruz/a3nte02yj0f5fcde
|