SA3.34 - INOVAÇÕES E BARREIRAS NA ATENÇÃO AO PARTO E PUERPÉRIO (TODOS OS DIAS)
|
43487 - ENFRENTAMENTO À MORTALIDADE MATERNA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENFRENTAMENTO NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. RENATO CONY SERODIO - SMS RJ, ALINE RODRIGUES DE AGUIAR - SMS RJ, LARISSA CRISTINA TERREZO MACHADO - SMS RJ, LÍVIA ESTEVES REIS - SMS RJ, ALINE GONÇALVES PEREIRA - SMS RJ, LIVIA DE SOUZA CAMARA - SMS RJ, ANA LUIZA FERREIRA RODRIGUES CALDAS - SMS RJ, AUDREY FISCHER - SMS RJ, RAQUEL DE MORAES BARBOSA CAPRIO - SMS RJ, MICHAEL SCHMIDT DUNCAN - SMS RJ
Período de Realização A construção do plano teve início em Outubro de 2021 e encontra-se em andamento.
Objeto da experiência Ações para prevenção e redução da morte materna.
Objetivos Relatar a participação da Superintendência de Atenção Primária (SAP) na construção do Plano Municipal para Redução da Mortalidade Materna no município do Rio de Janeiro.
Metodologia Formação de grupo de trabalho quinzenal com envolvimento e participação de todas as subsecretarias que compõem a Secretaria Municipal de Saúde, para análise das informações de mortalidade materna no município, seguido pela elaboração de um plano de enfrentamento dividido em 5 eixos estratégicos. O plano foi apresentado em versão preliminar ao Comitê de Prevenção à Mortalidade Materna municipal. Atualmente, suas ações encontram-se em desenvolvimento.
Resultados Construção do plano de redução da mortalidade materna ancorado em 5 eixos estratégicos: Planejamento Sexual e Reprodutivo, Atenção ao Pré-natal, Assistência ao Parto e Acompanhamento ao Puerpério, Equidade em Saúde e Vigilância do Óbito Materno. Planejamento de ações específicas para a redução da mortalidade materna em cada uma das 10 Áreas de Planejamento municipais. Elaboração e distribuição de materiais técnicos, qualificação através de ciclos de debates, oferta de novos insumos e treinamento
Análise Crítica Através da análise minuciosa dos dados e elaboração de relatórios pelos Comissões Regionais de Prevenção e Controle de Mortalidade Materna, foi possível identificar e categorizar os principais pontos de fragilidade na rede de atenção à saúde. As soluções ora propostas foram concebidas e ajustadas para os problemas atuais. Mas o sistema está em constante evolução e, se muitos dos problemas serão superados, outros podem surgir e exigir adaptações da rede e do plano de enfrentamento.
Conclusões e/ou Recomendações A rede de atenção à saúde é viva e pujante. O Plano Municipal de Redução da Mortalidade Materna prevê o acompanhamento das ações em que os ajustes necessários serão realizados. Anualmente, o plano será revisto com a inclusão de novas ações e a supressão daquelas superadas, buscando o amadurecimento da rede.
|