SA3.34 - INOVAÇÕES E BARREIRAS NA ATENÇÃO AO PARTO E PUERPÉRIO (TODOS OS DIAS)
|
42101 - PROGRAMA MAMÃE VASSOURENSE COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO À SAÚDE MATERNO-INFANTIL RAIANE FURTADO PEREIRA DE CARVALHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VASSOURAS/RJ, LARISSA SUELY VIEIRA RAMOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VASSOURAS/RJ, ANA GABRIELA DE PENEDO SANTOS OLIVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VASSOURAS/RJ, RENATA DA SILVA GONÇALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VASSOURAS/RJ
Período de Realização Início em 29 de Setembro de 2021 até os dias atuais.
Objeto da experiência Saúde materno-infantil através do estímulo a realização do pré-natal e cuidados com a criança até a primeira infância com entrega do kit maternidade.
Objetivos Facilitar o acesso da gestante aos serviços de pré-natal; diminuir a evasão nas consultas; valorizar a humanização da Assistência; interligar as redes de serviços do município; oferecer grupos educativos; contribuir para o bom desenvolvimento do RN e bebês até a primeira infância.
Metodologia Ao iniciar o pré-natal na ESF a gestante assina um termo de adesão para recebimento de um kit de maternidade após cumprir os critérios: realização de 08 consultas de pré-natal ; comparecimento à, no mínimo, 01 consulta odontológica; realização dos exames agendados; Vacinação em dia; participação em 01 atividade educativa; participação do parceiro em 01 consulta de pré-natal e 01 atividade educativa. Após a entrega do Kit os cuidados continuam no parto, pós, parto e primeira infância da criança.
Resultados Os primeiros kits começaram a ser entregues em março/22 e até o momento 54 kits já foram entregues, indicando a plena realização das atividades preconizadas pelo Programa. Atualmente há um grupo de whatsapp de educação em saúde com 55 gestantes e puérperas. Toda quarta-feira é realizada roda de conversa online , além do curso de casais grávidos que é realizado periodicamente. Houve aumento da realização do pré-natal do parceiro.
Análise Crítica Os kits entregues indicam o cumprimento dos critérios constantes no termo de adesão, garantindo a realização de todas as etapas do pré-natal preconizadas. O aumento do grupo de educação em saúde e aumento da realização do pré-natal do parceiro reflete o interesse das gestantes e parceiros na realização de pré-natal de qualidade e cuidados com o filho. Espera-se aumento dos indicadores do município na saúde materno-infantil refletindo a qualidade de saúde do binômio mãe-filho.
Conclusões e/ou Recomendações A Secretaria Municipal de Saúde possui como uma de suas prioridades prestar um pré-natal de alta qualidade com integração de todos os setores da saúde resultando em mãe e bebê saudáveis. Esta Secretaria entende que uma saúde de qualidade só é possível quando esta perpassa todos os ciclos de vida do indivíduo tendo início ainda na gestação, visto que parte dos cuidados prestados nesse período continuarão a serem refletidos na vida adulta do mesmo.
|