Sessão Assíncrona


SA3.34 - INOVAÇÕES E BARREIRAS NA ATENÇÃO AO PARTO E PUERPÉRIO (TODOS OS DIAS)

39392 - TENDÊNCIA DA TAXA DE CESARIANA SEGUNDO OS GRUPOS DE CLASSIFICAÇÃO DE ROBSON NO BRASIL 2014 - 2020: ANÁLISE ESTRATIFICADA ENTRE OS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS
VIRGINIA BARBOSA PEREIRA - EGRESSA DO CURSO DE ENFERMAGEM, NIEPE – NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EPIDEMIOLOGIA, DEPTO. DE ENFERMAGEM MATERNO- INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, FERNANDA GONTIJO ARAÚJO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, NIEPE – NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EPIDEMIOLOGIA, DEPTO. DE ENFERMAGEM MATERNO- INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, SÍNTIA NASCIMENTO DOS REIS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, NIEPE – NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EPIDEMIOLOGIA, DEPTO. DE ENFERMAGEM MATERNO- INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, EUNICE FRANCISCA MARTINS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, NIEPE – NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EPIDEMIOLOGIA, DEPTO. DE ENFERMAGEM MATERNO- INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, TORCATA AMORIM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, NIEPE – NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EPIDEMIOLOGIA, DEPTO. DE ENFERMAGEM MATERNO- INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, MARIANA SANTOS FELISBINO-MENDES - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, NIEPE – NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EPIDEMIOLOGIA, DEPTO. DE ENFERMAGEM MATERNO- INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS


Apresentação/Introdução
No Brasil as taxas de cesariana tem sido uma das maiores do mundo, sendo sua redução um grande desafio. A classificação de Robson é um instrumento proposto pela OMS com o objetivo de monitorar e classificar as cesarianas, que permite identificar a ocorrência de cesáreas desnecessárias, além de possibilitar comparações entre serviços e países.

Objetivos
Analisar a tendência da taxa de cesariana nos grupos da Classificação de Robson nos serviços públicos e privados do Brasil, no período de 2014 a 2020.

Metodologia
Trata-se de um estudo de série temporal das taxas de cesáreas por grupos da Classificação de Robson no Brasil, no período de 2014 a 2020. Foram utilizados dados provenientes do DATASUS sobre as gestações e os nascimentos no país, no período de 2014 a 2019. Foram calculados os seguintes indicadores: 1) taxa de cesarianas por ano; 2) número absoluto e proporção de grupo de Robson por ano; 3) proporção de cesarianas em cada grupo de Robson. A análise foi estratificada por tipo de estabelecimentos de saúde, público e privado. A análise de tendência foi realizada por meio do modelo de regressão linear generalizada de Prais Winsten.

Resultados
A média da taxa de cesariana foi de 56,14% e a tendência no Brasil se mostrou estável durante o período (p= 0,55). Nos grupos favoráveis ao parto vaginal, as proporções de cesarianas foram elevadas: Robson 1 (média 45,2%/ano); 2 (média 70,3%/ano); 4 (média 46,7%/ano) e 5 (média 85,5%/ano). No ano de 2014, 36,88% dos nascimentos por cesáreas do grupo 1 foram no setor público de saúde, enquanto 63,12%, se deram em estabelecimentos privados. Essas maiores proporções de cesariana no setor privado se repetem durante os anos. Destaca-se ainda que houve uma tendência de aumento das cesarianas em todos os grupos nos setores públicos enquanto nos privados houve uma tendência discreta de redução.

Conclusões/Considerações
Apesar da discreta tendência de redução das taxas de cesáreas no setor privado, houve tendência crescente nos serviços públicos, além da manutenção de uma elevada proporção de cesarianas em mulheres com condições favoráveis para o parto normal. Ressalta-se a necessidade de mudança do modelo de assistência obstétrica no país para redução de cesarianas desnecessárias.