SA3.34 - INOVAÇÕES E BARREIRAS NA ATENÇÃO AO PARTO E PUERPÉRIO (TODOS OS DIAS)
|
39085 - ASSISTÊNCIA HOSPITALAR AO PARTO E NASCIMENTO: UM ESTUDO DE AVALIABILIDADE CÉLIA ADRIANA NICOLOTTI - UFSC, JOSIMARI TELINO DE LACERDA - UFSC
Apresentação/Introdução O Brasil apresenta alto percentual de cesarianas, uso excessivo de intervenções, taxas elevadas de mortalidade materna e neonatal, e violência no momento do parto, o que expressa desafios à qualificação da assistência. Conhecer os aspectos centrais desses desafios é imperativo. A avaliação colabora nessa direção e sua potencialidade é maximizada quando precedida de um estudo de avaliabilidade.
Objetivos Identificar elementos, contextos e atores a serem contemplados em um plano avaliativo da assistência hospitalar ao parto e nascimento, analisar sua viabilidade e definir estratégias para o desenvolvimento de estudo avaliativo.
Metodologia Estudo de Avaliabilidade (EA) com abordagem exploratória e qualitativa. Foram realizadas revisão bibliográfica, documental e entrevistas com stakeholders cujos resultados orientaram a modelização da assistência hospitalar ao parto e nascimento. O modelo avaliativo foi submetido a consenso pelo Método Delphi em conjunto com especialistas da área e definidas estratégias para o desenvolvimento de estudo avaliativo.
Resultados A assistência hospitalar ao parto e nascimento deve observar o cuidado humanizado, evidências científicas e direitos, sendo esse o marco referencial da avaliação. As condições estruturais, organizacionais e o desenvolvimento das ações devem assegurar acesso, qualidade e satisfação das mulheres. A avaliação deve contemplar o olhar dos gestores, profissionais e mulheres. A adoção de diferentes fontes de evidências e estratégias metodológicas potencializam os resultados da avaliação. Os especialistas analisaram e validaram o modelo, as estratégias e instrumentos de coleta, bem como as perguntas de um futuro estudo de avaliação.
Conclusões/Considerações As diferentes estratégias e abordagens permitiram ampliar o conhecimento sobre o objeto do EA, identificar os elementos para a operacionalização da assistência, delimitar um recorte mais preciso para sua análise e avaliação. A assistência ao parto e nascimento é avaliável e o modelo proposto tem viabilidade de aplicação envolvendo diferentes atores e abordagens metodológicas para melhor compreensão do contexto de análise.
|