SA3.33 - PRÉ NATAL E PARTO: ANALISES, EXPERIENCIAS E DESAFIOS (TODOS OS DIAS)
|
42458 - VALIDAÇÃO DE UMA MATRIZ AVALIATIVA PARA GRAU DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO CANGURU ATRAVÉS DE CONSENSO DE ESPECIALISTAS ISABELA BARBOZA GOMES - UFBA, MONIQUE AZEVEDO ESPERIDIÃO - UFBA
Apresentação/Introdução A Política de Saúde Método Canguru propõe-se a aprimorar a assistência e reduzir a morbimortalidade neonatal, através da atenção humanizada ao bebê e sua família. Diante de várias barreiras no processo de implementação, observa-se a carência de ferramentas avaliativas para julgamento dessa Política a nível local.
Objetivos Construir e validar uma matriz avaliativa para grau de implantação da Política de Saúde Método Canguru utilizando a técnica Delphi através de um consenso de especialistas.
Metodologia Tratou-se de um estudo teórico-metodológico realizado em três etapas subsequentes, que incluiu (1) a revisão de literatura nacional e internacional extensa em bases PUBMED e SCIELO além de análise das normativas legais relativas à Política de Saúde Método Canguru; (2) construção do modelo lógico da Política e uma matriz avaliativa para grau de implantação vinculada ao modelo lógico. A última etapa constou da (3) realização de um consenso de especialistas através da técnica Delphi. Foi feito um consolidado dos dados obtidos através do consenso, seguido de análise quantitativa e qualitativa dos dados. As sugestões oriundas do consenso foram organizadas e inclusas na versão final da matriz avaliativa.
Resultados Foram submetidos ao consenso de especialistas 36 critérios e padrões referente à avaliação de grau de implantação do Método Canguru, e após análise quantitativa e qualitativa dos dados encontrados 27 critérios foram reformulados, 10 foram excluídos e 5 critérios foram adicionados, contemplando as sugestões dos especialistas. Dos critérios propostos, 16 foram considerados muito importantes, 20 como importantes, e nenhum foi julgado como pouco importante; e ainda 24 tiveram consenso (desvio padrão inferior a 1), enquanto 12 tiveram dissenso. Nenhum critério foi reprovado.
Conclusões/Considerações O presente estudo possibilitou a produção de uma matriz avaliativa para grau de implantação da Política de Saúde Método Canguru para as três etapas a partir da apreciação por especialistas do campo, que poderá ser utilizada em serviços de saúde de modo a facilitar a tomada de decisões pelos gestores, e contribuir para a implementação da Política a nível local, ao detectar facilitadores e barreiras desse processo.
|