Sessão Assíncrona


SA3.33 - PRÉ NATAL E PARTO: ANALISES, EXPERIENCIAS E DESAFIOS (TODOS OS DIAS)

41615 - A IMPLANTAÇÃO DO FÓRUM REGIONAL MATERNO INFANTIL COMO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO E RESISTÊNCIA DAS RAS
DENISE RODRIGUES DINIZ - DAB/SESAB, HILDA CARLA PASSOS ARAÚJO - NRS-EXTREMO SUL/SESAB, KARINE LINS CARVALHO - NRS-EXTREMO SUL/SESAB, BÁRBARA CONCEIÇÃO VILAS BÔAS MARQUES BRITTO - FESF-SUS


Período de Realização
Iniciou em março de 2019 com o Grupo de Trabalho Materno-Infantil e perpetua até os dias atuais.

Objeto da experiência
A implantação do Fórum Materno-Infantil da Região de Saúde de Teixeira de Freitas/Bahia composto pelos treze municípios desta regional.

Objetivos
Relatar a implantação do Fórum Materno-Infantil da Região de Saúde de Teixeira de Freitas/Bahia que através da discussão e debate sobre a atenção perinatal e evidenciando os problemas da linha do cuidado materno e infantil buscou garantir o fortalecimento desta rede mesmo na pandemia pela COVID-19.

Metodologia
Para a implantação do Fórum foi formado um Grupo de Trabalho composto por profissionais dos municípios, apoiadores DAB e Núcleo Regional/SESAB. O grupo objetivou a organização do Fórum Regional, amadurecimento de temáticas e levantamento de problemas e necessidades regionais mais urgentes da linha de cuidado através de cinco oficinas que pretenderam discutir os componentes da Rede Cegonha, através do debate de indicadores de saúde, estudos de casos e cartografia da rede materno infantil.

Resultados
Desta forma, em outubro de 2019 foi realizada a primeira reunião do Fórum Regional Materno-infantil que permanece até os dias atuais, demostrando a potencialidade de espaços colegiados na indução de políticas de saúde em sistemas locais. Na pandemia pela COVID-19, mesmo quando o Fórum passou a ser realizado virtualmente, este, conseguiu garantir a discussão e elaboração de estratégias de organização regional para assegurar o direito à saúde e a redução da mortalidade materna-infantil.

Análise Crítica
O Fórum Materno-infantil mantem seus encontros mensalmente e reconhece os inúmeros desafios a serem enfrentados para a continuidade da disputa pela organização da rede de cuidados na Região de Teixeira de Freitas como o desmonte da Rede Cegonha pelo governo federal, a necessidade de fortalecer a participação das usuárias e outras instituições no Fórum e a permanente luta pela qualificação dos profissionais e serviços para o fortalecimento desta rede de atenção.

Conclusões e/ou Recomendações
O Fórum Regional Materno-infantil tem o objetivo de discutir e debater sobre a atenção perinatal à mãe e a criança, colocando em evidência os problemas da linha do cuidado materno e infantil. A potência dos espaços colegiados nesses momentos de reconstrução e ressignificação da gestão e do cuidado, se fazem ainda mais necessárias na disputa pelos direitos da mulher e da criança e para o fortalecimento do SUS.