Sessão Assíncrona


SA3.33 - PRÉ NATAL E PARTO: ANALISES, EXPERIENCIAS E DESAFIOS (TODOS OS DIAS)

40765 - GESTAÇÃO SOB SUSPEITA: O MONITORAMENTO DE GESTANTE COM TESTAGEM RÁPIDA REAGENTE PARA HIV DO PRÉ NATAL AO PUERPÉRIO IMEDIATO
LÚCIA CATARINA GONÇALVES DA COSTA E SILVA CANELA - IESC/RFRJ


Período de Realização
O estudo foi realizado no espaço temporal de setembro/2019 a fevereiro/ 2020

Objeto da experiência
A longitudinalidade do cuidado na gestante com testagem rápida reagente a para hiv na unidade básica de saúde

Objetivos

Monitorar e analisar a longitudinalidade do cuidado a gestante com testagem rápida reagente para hiv na primeira consulta pré- natal na unidade de parto e puerpério imediato.


Metodologia
Os sujeitos são gestantes de demanda espontânea na primeira consulta pré-natal na unidade básica de saúde. Entrevista semiestruturada com dados de anamnese com perguntas fechadas, aconselhamento prévio com exposição oral sobre a testagem rápida diagnóstica e execução do Teste rápido diagnóstico com posterior entrega do resultado.

Resultados
80% da amostra evidenciaram-se com leitura não reagente. 2% de gestantes no 2º trimestre gestacional obtiveram testes com resultados reagentes e referenciadas ao médico infectologista do programa para implantação do protocolo. O acompanhamento até o puerpério estabeleceu-se apenas a 1% da amostra, agregando significativamente às orientações no puerpério imediato no cuidado ao recém nascido e manejo emocional no contato com a profissional de vínculo durante o pré -natal em seu momento puerperal.

Análise Crítica
Após a referencia criou-se um fluxo de informação onde se acompanhava o protocolo iniciado junto ao infectologista e a unidade básica de pré -natal até o trabalho de parto e puerpério imediato. Somente 1% das gestantes foi acompanhada até o puerpério. Houve evasão no 3º semestre gestacional em virtude de mudança de município, situação comum entre os usuários cadastrados no programa, quando residem no município de captação de medicamentos e/ou acompanhamento de terapia antiretroviral.

Conclusões e/ou Recomendações
O vínculo estabelecido entre com os profissionais do programa de IST/hiv/aids e hepatites virais e o profissional da consulta pré - natal otimizou a assistência no parto, a condução no puerpério, e fortaleceu a abordagem para adesão ao protocolo antiretroviral contribuindo na interface entre atores envolvidos no cuidado a saúde da mulher.