SA3.33 - PRÉ NATAL E PARTO: ANALISES, EXPERIENCIAS E DESAFIOS (TODOS OS DIAS)
|
40208 - UTILIZAÇÃO DAS AÇÕES DE PRÉ-NATAL E PARTO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE POR GESTANTES BRASIGUAIAS: UM ESTUDO SOBRE SATISFAÇÃO ADRIANE PIRES BATISTON - PPGSF/INISA/ UFMS, TATIANNE DOS SANTOS PEREZ BOTH - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE DE PONTA PORÃ- SES/MS, LAÍS ALVES DE SOUZA - INISA/UFMS, ELEN FERRAZ TESTON - PPGSF/INISA/ UFMS, ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JUNIOR - UECE
Apresentação/Introdução A morbimortalidade materna é um indicador da assistência ao pré-natal de qualidade. O Sistema Único de Saúde (SUS), com seus princípios, se destaca frente a países vizinhos, como o Paraguai que vivenciam condições sanitárias menos favoráveis, impelindo a população lá residente a buscar atendimento no Brasil, especialmente a assistência ao pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no SUS.
Objetivos Investigar os motivos que levam as gestantes brasiguaias a procurar o SUS e sua satisfação com o acompanhamento pré-natal ofertado no Brasil.
Metodologia Foi conduzido um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido em dois serviços de saúde do município de Ponta Porã/BR, ambos localizados na fronteira das cidades gêmeas de Ponta Porã/BR e Pedro Juan Caballero/PY. Foram incluídas 16 gestantes brasiguaias, selecionadas por conveniência, a partir da listagem de gestantes residentes no Paraguai em acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde escolhidas. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas áudio gravadas a partir de um roteiro previamente estruturado e posteriormente transcritas e analisadas pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática.
Resultados As 16 participantes estudadas são de nacionalidade paraguaia, residem no Paraguai e possuem documentação brasileira, possuindo o Cartão Nacional de Saúde. Através da análise do conteúdo das entrevistas surgiram dois temas recorrentes: Satisfação e segurança com o acompanhamento pré-natal no SUS e Reconhecimento da qualidade no SUS. As gestantes ressaltam a qualidade das ações do pré-natal no SUS, sendo este um dos motivos de escolha em utilizar os serviços brasileiros. Relatam a facilidade de acesso a consultas, mas consideram negativa a demora para agendamento e realização de exames. As gestantes ressaltam a importância de profissionais humanizados e acolhedores.
Conclusões/Considerações As gestantes consideram o acompanhamento pré-natal no Brasil qualificado e seguro, de modo geral mostram-se satisfeitas com o atendimento, justificando sua escolha para a utilização de serviços no SUS. A gratuidade e a facilidade para marcação de consultas foram motivos de satisfação, enquanto que a demora para marcação e realização de exames apareceram como pontos negativos do pré-natal no SUS.
|