Sessão Assíncrona


SA3.33 - PRÉ NATAL E PARTO: ANALISES, EXPERIENCIAS E DESAFIOS (TODOS OS DIAS)

40185 - O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
IURI ROSENO MATOS ARAGÃO - UFS, ALICE FONTES RAMOS - UFS, ROBERTO JERÔNIMO DOS SANTOS SILVA - UFS, NORMACLEI CISNEIROS DOS SANTOS CARDOSO - SMS/AJU, MARCUS VALERIUS DA SILVA PEIXOTO - UFS, LIZZIANE DIAS ANDRADE - UEFS


Período de Realização
A experiência foi desenvolvida no período de abril de 2021 a fevereiro de 2022.

Objeto da experiência
Pautou-se na inserção do Profissional de Educação Física (PEF) na atenção ao pré-natal na Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Objetivos
Relatar a experiência de um Profissional de Educação Física, com ações em Pré-Natal, na Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Metodologia
As atividades foram iniciadas com o planejamento junto às equipes para verificação das necessidades das gestantes e organização do processo de trabalho e fluxo de atendimento às gestantes na UBS. Inicialmente, as consultas foram compartilhadas com a enfermeira, e após foram iniciados os atendimentos individuais com intuito de orientar e prescrever exercícios físicos como indicado no Guia de Atividade Física para a população brasileira.

Resultados
A elaboração do fluxo de atendimento às gestantes com a inserção do Profissional de Educação Física foi em três etapas. Na primeira etapa, apresentou-se a ideia e importância da atuação desse profissional junto ao pré-natal à preceptora. Na segunda etapa, foram apresentados os benefícios da prática de atividade física para gestantes. Na terceira etapa, houve participação do profissional de educação física nas consultas compartilhadas e posteriormente com o acompanhamento individual às gestantes.

Análise Crítica
O atendimento do PEF durante o pré-natal objetiva facilitar e melhorar as mudanças corporais devido a gestação que é tão singular para mulher, porém tão desgastes fisicamente. Assim como, soma seu conhecimento prático à base geral de atendimento do médico e enfermeiro, para obter melhor avaliação e conduta mais completa e assertiva em todas as linhas de cuidado.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que é essencial e de relevância a participação do profissional de educação física na assistência às gestantes na atenção básica pois auxilia no processo de mudanças corporais e autoconhecimento reduzindo e facilitando o parto. Sendo assim, a prática de atividade física durante a gestação aumenta o nível de atividade física, reduz a dependência de medicamentos e estimula o reflexo primitivo do bebê