SA3.33 - PRÉ NATAL E PARTO: ANALISES, EXPERIENCIAS E DESAFIOS (TODOS OS DIAS)
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39441 - O PRÉ-NATAL COMO PRÁTICA INTERPROFISSIONAL EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE SALVADOR, BAHIA LUCIANO HÉRBET OLIVEIRA LIMA - UFSB, JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARÃES - UFSB, MÁRCIO FLORENTINO PEREIRA - UFSB, SARA DOS SANTOS ROCHA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SALVADOR, TÁSSIA BORGES RODRIGUES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SALVADOR
Período de Realização Janeiro a junho de 2022
Objeto da experiência O trabalho em equipe no cuidado das gestantes vinculadas a uma unidade de saúde da família.
Objetivos Fortalecer a colaboração interprofissional no pré-natal realizado pela equipe de saúde da família, por meio de um processo avaliativo e da articulação de uma agenda compartilhada das atividades de cuidado, prevenção e promoção da saúde.
Metodologia Trata-se de uma metodologia participativa com uma proposta de intervenção, de caráter qualitativo e exploratório, que propôs explorar o fenômeno do pré-natal a partir da perspectiva das gestantes e da experiência da equipe de saúde, relacionando com as questões interpessoais e interprofissionais. O processo de ação-reflexão-ação foi estruturado por meio de oficinas, com uso da matriz swot para avaliação do pré-natal e da matriz de competências e habilidades para levantamento do perfil da equipe.
Resultados Foi realizado um diagnóstico do programa do pré-natal desenvolvido na unidade de saúde, onde foi identificado, em especial, as fragilidades no cuidado às gestantes; o que levou a equipe a desenvolver um instrumento de trabalho que fosse possível destacar técnicas relacionais e privilegiar a comunicação transversal entre os componentes da equipe de saúde.
Análise Crítica O caminho para concretizar um pré-natal de qualidade perpassa pelo trabalho colaborativo de todos os profissionais da equipe, do planejamento conjunto das ações individuais e coletivas, da escuta qualificada e na promoção da participação das mulheres grávidas no próprio cuidado. Dessa forma, os profissionais necessitam de novos aprendizados (CECCIM, 2018) e a trabalhar como membros efetivos de equipes, valorizando a experiência e o aprendizado compartilhado (PEDUZZI, 2016).
Conclusões e/ou Recomendações Indubitavelmente a colaboração interprofissional melhora o atendimento prestado ao usuário, tornando a atenção à saúde mais segura, efetiva e integral. A educação permanente tem possibilitado a ressignificação das práticas profissionais. Assim, o trabalho em equipe efetivamente se posiciona no enfrentamento dos problemas e necessidades de saúde, compreendendo a gestante como parte central desse processo.
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