Sessão Assíncrona


SA3.33 - PRÉ NATAL E PARTO: ANALISES, EXPERIENCIAS E DESAFIOS (TODOS OS DIAS)

39321 - CONSULTA COLETIVA DE GESTANTES
LUCIANA SIMÕES DE OLIVEIRA - SMS RJ, BANI ELIZABETH GOMES - SMS RJ, AGHATA CRISTIAN GARCEZ VIEIRA - SMS RJ


Período de Realização
Período de desenvolvimento maio 2021 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Apresentar relato de experiência da sistematização da consulta coletiva de gestante

Objetivos
Reduzir mortalidade materno- infantil; Aumentar o vínculo com a unidade, garantindo que a gestante se sinta acolhida e segura para realizar o pré natal e retornar em caso adversos; Autonomia frente aos casos de sinais de alerta da gestação e Recém-nascido e Fortalecimento do binômio mamãe e bebê

Metodologia
Metodologia ativa: Consulta coletiva com registro dos dados da gestante; Verificados sinais vitais, pesagem, altura uterina e batimento cardio- fetal e sinais de alerta; Abordados os temas citadas anteriormente, de forma didática, participativa e lúdica. As consultas coletivas acontecem todas as Segundas-feiras, sendo realizado 1 Ciclo de 7 encontros com temas do pré- natal e 1 encontro de encerramento. As gestantes realizam as consultas individuais em consonância com a consulta coletiva

Resultados
As consultas coletivas com gestantes proporcionaram a redução mortalidade materno- infantil e aumento do vínculo com a unidade, garantindo que a gestante se sinta acolhida e segura para realizar o pré natal e retornar em caso adversos.

Análise Crítica
Utilizou-se técnicas de relaxamento e de sensibilização e dinâmicas de grupo, incluindo o exame coletivo das gestantes em um espaço acolhedor, esclarecedor e socializador de experiências e informações. Na Consulta Coletiva, o profissional registra todos os parâmetros e condutas obstétricos no cartão e prontuário perinatal e prioriza o princípio da integralidade e cidadania, buscando romper com o paradigma assistencial biomédico, favorecendo assistência humanizada e integral à mulher.

Conclusões e/ou Recomendações
Consulta Coletiva, em conjunto com a consulta individual, contribui para a expansão da cobertura pré-natal, bem como para o atendimento integral da mulher. Com essa inovação metodológica, acredita-se estar contribuindo para se caminhar no sentido da ruptura do paradigma assistencial-biomédico e concretizar assistência humanizada que valorize verdadeira e efetivamente a mulher em sua integralidade.